Os zumbis são um clássico do cinema. Desde que George Romero trouxe o clássico A Noite dos Mortos Vivos, eles entraram em nosso imaginário e nunca mais saíram de lá. E como um bom morto-vivo que se preze, esse tipo de filme vai e vem, mas nunca desaparece de verdade.
Os zumbis habitam a literatura fantástica desde pelo menos a Idade Média, quando também se popularizaram relatos sobre bruxas e vampiros — bruxas existiram mesmo e acabaram queimadas nas fogueiras da Inquisição e as tramas de vampiros têm alguma fidedignidade histórica, em grande medida, graças à sombria figura do conde romeno Vladímir Drákul. Quanto aos zumbis, a controvérsia é certa.
Há quem diga que rituais de magia negra praticados em países da América Central, como o Haiti, por exemplo, seriam capazes de fazer os mortos voltarem à vida, e existe quem defenda que essa conversa toda é mero delírio ou, pior, grosso preconceito. De qualquer forma, os zumbis ganharam o mundo e, por óbvio, o cinema.
No entanto, filmes com zumbis mudaram. Antes o que era exclusivo para o terror e o horror ganhou novos gêneros. Portanto, é muito comum ver as criaturas em filmes de drama, suspense e até comédia. Assim, o ideal é ignorar a ideia já formada e entender que os zumbis estão presentes em filmes muito distintos hoje em dia.
De Madrugada dos Mortos à Cargo: o catálogo dos mortos-vivos da Netflix
A Netflix tem um acervo considerável de filmes sobre o tema, que podem ser assistidos se você gosta de uma boa mistura de humor, terror e emoção. Trazemos 7 filmes populares do gênero disponíveis no catálogo da plataforma de streaming.
- Cargo (2017)
- Madrugada dos Mortos (2004)
- Guerra Mundial Z (2013)
- Zumbilândia (1 e 2) (2009 e 2019)
- #Alive (2020)
- Invasão Zumbi (2016)
Existe uma categoria específica para filmes do gênero de terror com zumbis na plataforma. Clique aqui para saber mais.