O ano de 2022 já está praticamente no fim, e trouxe consigo uma extensa lista de longa-metragens lançados ao longo do ano. Não poderia ser diferente, tendo em vista que se trata de um ano de retomada das produções após o longo período pandêmico entre 2020 e 2021.
As produções de terror foram umas das que voltaram com força total, trazendo revival de franquias clássicas, filmes fora do circuito comercial e também diversas histórias subversivas até mesmo para o cinema padrão do gênero, apresentando novas camadas de horror ao público.
De obras de renomados diretores como Scott Derrickson e Jordan Peele à estreantes no gênero como Zach Cregger, o cinema de terror de 2022 trouxe um prato cheio aos fãs de arrepios e sustos, provando que o gênero segue bem vivo e capaz de surpreender sempre.
Sorria, Piggy, Pearl: as faces do terror em 2022
Os títulos de 2022 trafegaram entre diversos subgêneros do terror: slasher, psicológico, sobrenatural, entre outros, conseguindo entregar experiências diferentes aos fãs e ainda conseguindo agradar a todos os públicos do gênero.
- Sorria
Dirigido por Parker Finn, a trama acompanha a psiquiatra Rose, que após um paciente cometer um suicídio brutal em sua frente, ela é perseguida por uma entidade maligna que muda de forma. Enquanto tenta escapar desse pesadelo, Rose também precisa enfrentar seu passado conturbado para sobreviver.
- A Médium
Com direção de Banjong Pisanthanakun, o longa traz uma história aterradora da herança de um xamã na região de Isan, na Tailândia. O que pode estar possuindo um membro da família pode não ser a Deusa que eles fingem ser.
- Piggy
O roteiro e direção de Carlota Martínez-Pereda traz uma desconstrução de “A Bela e a Fera”. Para Sara, o verão significa lidar com constantes provocações das garotas de sua pequena cidade.
- O Telefone Preto
O longa de Scott Derrickson acompanha um garoto de 13 anos que é sequestrado por um sádico assassino mascarado, vivido por Ethan Hawke, e mantido em um porão. Até que um telefone desconectado na parede começa a tocar, e ele logo descobre que pode ouvir as vozes das vítimas anteriores do maníaco.
- Fresh
O “terrir” de Mimi Cave narra a história de Noa, uma jovem que conhece Steve na mercearia, que descobre que seu novo amante esconde alguns apetites incomuns.
- Não, Não Olhe!
A trama de Jordan Peele acompanha OJ e Emerald Haywood, dois irmãos que criam cavalos em um rancho no interior da Califórnia, nos Estados Unidos. Vizinhos de um parque com a temática do Velho Oeste, o suspense fica ao redor do local quando uma movimentação estranha e misteriosa paira no céu.
- X – A Marca da Morte
O início da trilogia do diretor Ti West acompanha um grupo de atores se propõe a fazer um filme adulto na zona rural do Texas, sob o nariz de seus anfitriões reclusos. Quando os donos do local pegam seus jovens convidados no ato, o elenco se vê em uma luta desesperada por suas vidas.
- Terrifier 2
A continuação da obra brutal de Damien Leone que acompanha novamente o palhaço assassino Art, que depois de ser ressuscitado por uma entidade maligna, está de volta ao condado de Miles. Agora, ele tenta caçar uma adolescente e seu irmão mais novo durante o Halloween.
- Noites Brutais
Uma jovem descobre que a casa que alugou já está ocupada por um estranho. Contra seu melhor julgamento, ela decide passar a noite, mas logo percebe que há muito mais a temer do que apenas um hóspede inesperado. Esta é a surpreendente história de Zach Cregger.
- Pearl
Mais uma investida de Ti West com sua trilogia, mas desta vez em parceria direta com a atriz Mia Goth. Prelúdio de X, o longa conta a origem de Pearl, a assassina idosa do primeiro longa, e o que a incentivou a desenvolver sua sede de sangue.
Menção honrosa:
- Pânico 5
A dupla Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett provaram em 2022 que a saga criada por Wes Craven segue viva e com muito a se aproveitar. 25 anos após uma série de crimes brutais chocar a tranquila Woodsboro, um novo assassino se apropria da máscara de Ghostface e começa a perseguir um grupo de adolescentes para trazer à tona segredos do passado mortal da cidade.