Filmes de terror anos 80: 16 melhores para assistir hoje

Os anos 80 marcaram o cinema do gênero do terror, com clássicos indispensáveis para qualquer cinéfilo. Os efeitos especiais exagerados de sangue e vísceras, além de transformações e deformidades, tornaram-se muito populares, e as histórias de terror mais arrepiantes surgiram e continuaram rendendo grandes sustos.

Levando em consideração a extensa história do cinema, o gênero em questão havia ganhado um palanque considerável: existiram, por exemplo, as memoráveis investidas do expressionismo alemão com Nosferatu em 1922 e Fausto, quatro anos mais tarde.

Entretanto, mesmo com a consagração dessas narrativas alguns anos mais tarde com produções como A Múmia (1932) e Frankenstein (1931), não seria até quase cinco décadas depois que o gênero seria reinventado e apresentado de forma expansiva dentro de uma indústria movida pelo drama e pela fantasia juvenil.

O horror dos anos 80 é muito mais do que parece. Embora não seja os anos 70 brilhantes, carregados de filmes icônicos, obras-primas zumbis e joias paranormais, a década de slasher dos anos 80 trouxe alguns clássicos renomados e pequenos tesouros também.

Afinal, nomes como John Carpenter e Wes Craven ganhariam notoriedade nessa época, revitalizando certas fórmulas fílmicas e adicionando elementos que seriam utilizados por diversos cineastas com o passar dos anos.

Jason, Jack Torrance e Chucky: as faces do terror oitentista

Até hoje, as obras listadas são capazes de nos deixar sem dormir. Talvez um ou outro fã alegue a duvidosa qualidade das tramas e das construções estéticas; entretanto, são poucos os longas-metragens que realmente envelheceram: num panorama geral, a suposta obviedade ainda é relida e revisitada por realizadores da contemporaneidade, como James Wan, que não criaria a aclamada franquia ‘Invocação do Mal’ sem ter como fonte os clássicos dos anos 1980.

  • O Iluminado (1980) – Stanley Kubrick

Jack Torrance aceita ser caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa, Wendy, e o filho, Danny. O garoto logo começa a ser atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras.

  • A Hora do Pesadelo (1984) – Wes Craven

Um deformado com garras metálicas ataca adolescentes durante seus pesadelos. Para escapar, é urgente acordar. O responsável é Freddy Krueger, homem que molestou crianças na rua Elm, queimado vivo pela vizinhança.

  • O Enigma de Outro Mundo (1982) – John Carpenter

Em expedição pela Antártida, cientistas enfrentam uma criatura alienígena que assume a forma de quem ela mata.

  • Possessão (1981) – Andrzej Zulawski

Um casal é atormentado pela instabilidade emocional e a infidelidade carnal. Então, as loucuras crescem, seus mundos se transformarão em pesadelos com um assassinato brutal.

  • Sexta-feira 13 (1980) – Sean S. Cunningham

A história de um antigo homicídio em Crystal Lake não impede que alguns jovens montem um acampamento de verão no bosque. Moradores supersticiosos advertem sobre o ocorrido, mas os instrutores Jack, Alice, Bill, Marcie e Ned prestam pouca atenção aos mais velhos e acabam sendo perseguidos por um assassino brutal.

  • Poltergeist – O Fenômeno (1982) – Tobe Hooper

Uma família passa a ser visitada por fantasmas em sua casa, que inicialmente se manifestam apenas movendo objetos, mas gradativamente vão aterrorizando cada vez mais, chegando a “sequestrar” a caçula.

  • Brinquedo Assassino (1988) – Tom Holland

Uma mulher compra para seu filho um boneco amaldiçoado por um assassino em série morto dentro uma loja de brinquedos. Pouco antes, ele faz um ritual de vodu com o boneco, que ganha vida e se torna um perigoso psicopata.

  • A Mosca (1986) – David Cronenberg

Um brilhante e excêntrico cientista pesquisa no campo do teletransporte. Durante um de seus experimentos, acaba fundindo o seu DNA com o de uma mosca, iniciando uma perigosa mutação genética.

  • Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (1981) – Sam Raimi

Ashley e um grupo de amigos vão para uma casa na floresta para uma noite de diversão. Lá, encontram um velho livro que, quando lido em voz alta, desperta a morte. Os amigos acabam libertando uma corrente de demônios e agora terão que lutar por suas vidas ou acabarão como um deles.

  • Um Lobisomem Americano em Londres (1981) – John Landis

Dois jovens turistas americanos em excursão pela Europa, viajando a três meses, passam por uma região rural da Inglaterra e recebem os mais esquisitos avisos: “Mantenham-se na estrada e afastem-se dos pântanos” e “Cuidado com a lua”. Mesmo assim, os jovens embrenham-se na escuridão e não percebem que estão sendo seguidos por uma criatura terrível.

  • A Hora do Espanto (1985) – Tom Holland

Adolescente viciado em programas de terror acredita que seus novos vizinhos são vampiros disfarçados. Ele pede ajuda a um pretenso caçador de vampiros, que se recusa a ajudá-lo por covardia e por não acreditar na história.

  • Tenebre (1982) – Dario Argento

O escritor Peter Neal chega à cidade de Roma para promover seu último livro, Tenebre, mas descobre que alguém está usando seus romances como inspiração para cometer assassinatos. Logo, ele se vê envolvido nos crimes e passa a tentar descobrir o provável assassino.

  • O Dia dos Mortos (1985) – George A. Romero

Os mortos tomaram posse da Terra, e os únicos humanos sobreviventes encontram-se em um abrigo subterrâneo. Em meio a elaboração de um plano para exterminá-los, os seres vivos veem-se em discórdia quando o estoque de mantimentos chega ao fim.

  • O Padrasto (1987) – Joseph Ruben

Jerry possui poucas ambições. Está satisfeito com o emprego de vendedor de imóveis, possui muitos amigos e uma boa casa. Seu único desejo é uma família unida e feliz. Seu relacionamento com a bela Susan é estável, apesar da desconfiança da enteada Stephanie. Mas o passado de Jerry esconde um segredo que, se trazido à tona, pode colocar mãe e filha em perigo.

  • Terror nas Trevas (1981) – Lucio Fulci

Liza herda como herança um antigo hotel em Luisiana chamado Schweik’s Seven Doors Hotel. Porém, o ele foi construído em cima de uma das portas que levam ao inferno. Sem saber disso, ela decide reformar o local, mas é atrapalhada por uma série de eventos sobrenaturais. 

  • Hellraiser – Renascido do Inferno (1987) – Clive Barker

Frank, um pervertido sexual, compra um cubo mágico e abre a porta de uma dimensão cheia de dor e tortura. Quando uma antiga amante se muda para sua casa, ele tenta convencê-la a ajudá-lo a voltar ao mundo dos vivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.