Filmes dramáticos costumam ser boas pedidas para quem gosta de mergulhar em histórias emocionantes e se colocar no lugar das personagens. Normalmente esse gênero do cinema traz narrativas profundas que envolvem dilemas existenciais, arrancando lágrimas do público.
Os filmes de drama são os mais apreciados pelos amantes da sétima arte. Também costumam ser os mais premiados em grandes premiações, como o Oscar e o Globo de Ouro, por produzirem histórias com uma linguagem artística única que não é abordada em outros temas.
Estes filmes retratam situações ou acontecimentos com intensidade emocional. Neste sentido, boas atuações são imprescindíveis, porém, uma boa interpretação também é indispensável para que o usuário entenda a mensagem que o filme pretende entregar.
De Jim Carrey a Tom Hanks: grandes nomes no drama
O drama em sua primeira forma surgiu na Grécia Antiga, como um modelo para imitar as situações já existentes, juntamente com a representação teatral criada pela Poética de Aristóteles.
Tendo isso em vista, as histórias dramáticas do cinema sempre falam de situações possíveis e existentes na vida de muitas pessoas. Sendo uma forma de imitação e discussão das dificuldades cotidianas, relacionamentos, sofrimento e tragédias, que são elementos muito comuns em suas histórias.
Neste gênero, diversos atores renomados como Jim Carrey, Tom Hanks e Robert De Niro, muitos de outros segmentos como a comédia ou aventura, já brilharam em grandes filmes de drama ao longo dos tempos.
- À Espera de um Milagre (1999)
Estrelado por Tom Hanks, que interpreta o carcereiro Paul Edgecomb, atrama acompanha um homem que passa a ter uma ligação com Coffey, um condenado a pena de morte por matar brutalmente duas gêmeas de 9 anos de idade. Apesar de seu crime, o preso apresenta um comportamento infantil e um dom sobrenatural de cura.
- História de um Casamento (2019)
Um olhar sensível sobre um casamento que termina e uma família que permanece unida. Com direção e roteiro de Noah Baumbach, o elenco conta com astros como Adam Driver e Scarlett Johansson.
- 12 Anos de Escravidão (2013)
Solomon Northup vive tranquilamente com sua esposa e filhos, até o dia em que aceitou um trabalho em outra cidade. No caminho, ele é sequestrado e vendido como se fosse escravo. Durante 12 anos, o rapaz terá que passar por humilhações físicas e emocionais para sobreviver.
- Taxi Driver (1976)
O motorista de táxi de Nova York Travis Bickle, veterano da Guerra do Vietnã, reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Apesar de não conseguir fazer contato emocional com ninguém e viver uma vida questionável em busca de diversão, ele se torna obcecado em ajudar uma prostituta de 12 anos que entra em seu táxi para fugir de um cafetão.
- Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)
Ao saber que Clementine topou participar de um experimento para apagá-lo de vez de suas lembranças, Joel decide fazer o mesmo. Mas durante o procedimento, o rapaz muda de ideia, e terá que lutar contra a sua inconsciência para pedir para que os especialistas parem.