Filmes da Marvel e da Disney são CENSURADOS na China
Nos últimos anos, o mercado chinês vem ganhando cada vez mais importância para o cinema, representando uma parte significativa da bilheteria de vários blockbusters. Por isso, é comum que muitos estúdios modifiquem algumas partes de seus filmes para que eles possam ser lançados na China, já que o país tem restrições rígidas.
Mas uma lei aprovada recentemente pode dificultar a vida dos estúdios. O presidente Joe Biden e o congresso assinaram uma lei, proibindo o governo de gastar em projetos que alterem “de qualquer forma o conteúdo do projeto como resultado de qualquer orientação de qualquer entidade do governo da China ou de seu Partido Comunista”. (via Observatório do Cinema).
A proibição vem em meio a uma crescente tensão entre Estados Unidos e China.
Filmes que foram alterados para serem lançados na China
Existem vários exemplos de filmes que foram modificados para poderem passar no mercado chinês.
Doutor Estranho (2016) é desses exemplos. No longa “original”, a Anciã (Tilda Swinton), é uma tibetana, o que também gerou diversas polêmicas já que a atriz escalada para o papel é branca. Na versão para os cinemas chineses, a personagem é descrita como uma feiticeira celta. A mudança foi feita porque o Tibete é ocupado atualmente pela China, que afirma que a região faz parte do país.
Outro exemplo de alteração devido a tensões políticas é no sucesso de bilheteria do ano passado, Top Gun: Maverick. Em uma das cenas, o personagem de Tom Cruise usa uma jaqueta que aparece no primeiro filme, que tem um patch com a bandeira de Taiwan nas costas. Para que o filme pudesse ser exibido na China, a bandeira foi removida, já que o país considera Taiwan uma província rebelde e não reconhece sua soberania.
Outros motivos podem levar um filme a ser alterado para o mercado chinês, como referências a casais LGBTQIA+ ou cenas em que chineses são retratados como vilões.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.