Taylor Swift é uma cantora, compositora, produtora, diretora e roteirista estadunidense. Suas composições narrativas, muitas vezes inspirada pelas suas experiências pessoais, sempre recebem ampla cobertura midiática e elogios críticos.
Em Amsterdam, filme lançado em novembro deste ano e cotado para os Oscars 2023, a cantora integrou o elenco como atriz, mostrando-se uma artista multifacetada. Mas o longa de David O. Russell não é a primeira aparição da cantora nas telas, pois Taylor também já atuou em filmes, séries e até animações.
A cantora vem se mostrando cada vez mais interessada em cinema. Prova disso é o curta-metragem All Too Well, que ela dirigiu. O filme é baseado na versão estendida da canção All Too Well, canção relançada no álbum Red, de 2021.
Cats, O Lorax e Idas e Vindas do Amor: Taylor nas telonas
Ao contrário do que se pode pensar de forma generalizada, até o momento, Taylor participou apenas de um musical em sua carreira cinematográfica, sendo ele a adaptação do sucesso da Brodway, Cats. Além disso, ela já dividiu as telas com nomes como Taylor Lautner, Jeff Bridges e Meryl Streep.
- Hannah Montana: O Filme (2009)
Em sua primeira aparição para as telonas, ela apareceu como ela mesma no longa estrelado por Miley Cyrus. Durante uma festa de arrecadação, Taylor aparece cantando a romântica faixa Crazier.
- Idas e Vindas do Amor (2010)
A primeira experiência da Taylor Swift no cinema foi nesta comédia romântica, do diretor Garry Marshall. O filme cruza várias histórias paralelas de casais e solteiros na expectativa do Dia dos Namorados. Taylor Swift fez par com Taylor Lautner, e os dois acabaram tendo um namoro na vida real.
- O Lorax: Em Busca da Trúfula Perdida (2012)
Em seu primeiro trabalho como dubladora, Taylor deu a voz para Audrey, uma garota altruísta que é a paixonite do protagonista Ted Wiggins (Zac Efron).
- O Doador de Memórias (2014)
Neste drama com, a artista interpretou Rosemary, uma jovem que foi escolhida para ser uma Receptora de Memórias, cargo importante e desafiador nesse drama distópico. Ela viajou à África do Sul para as gravações (o que serviu de inspiração para o clipe de Wildest Dreams mais tarde).
- Cats (2019)
A cantora adora gatos e fez questão de estar na adaptação do musical Cats para o cinema, sob direção de Tom Hooper. Taylor realizou o sonho e viveu Bombalurina. Ela ainda criou uma música especialmente para os créditos do musical, Beautiful Ghosts.
Além dos cinemas, Taylor já fez participações em algumas séries como CSI em 2009. Na 9ª temporada da série criminal, Taylor interpretou a adolescente rebelde Haley Jones, que é morta pelos conflitos de sua família problemática.