Considerado pelo lendário cineasta Francis Ford Coppola como o trabalho de sua vida, a ficção científica Megalopolis, que levou 40 anos para ser produzida, foi exibida na última quinta-feira (16) no Festival de Cannes. E considerando sua trajetória, o projeto era uma das obras mais aguardadas do evento.
Entretanto, o projeto dos sonhos de Coppola, o qual ele vinha desenvolvendo desde a década de 1970, acabou dividindo a crítica internacional após sua exibição. Estrelado por Adam Driver, Megalopolis foi recebido com vaias, silêncio gélido e aplausos tímidos pela audiência.
Vale destacar que o filme recebeu sua aura mítica não só por seu tempo de produção, mas também pelo fato de Coppola ter precisado seguir pelos caminhos do cinema independente, pois além de escrever e dirigir, ele ainda desembolsou grande parte do orçamento de US$ 120 milhões de Megalopolis.
Ao longo de suas 2 horas e 18 minutos de duração, o filme foi descrito como algo “experimental” e de certa forma “transcendental”, o que gerou a divisão da crítica. E obviamente, isso foi refletido na pontuação em sites como o Rotten Tomatoes, onde Megalopolis conta com 50% de aprovação.
Considerado por alguns críticos como um gesto poético de risco absoluto ou um exercício de pura extravagância para outros, é inegável que as reações iniciais à Megalopolis são um verdadeiro balde de água fria, que podem afetar a performance do filme em sua distribuição comercial.
Mais sobre Megalopolis: trama, elenco e data de estreia do filme
Cesar Catilina é um arquiteto Prêmio Nobel visionário e poderoso que sonha em transformar a cidade de Nova Roma em uma utopia futurista após um terrível acidente que destruiu o local. Para isso, ele pretende utilizar uma tecnologia capaz de cicatrizar feridas e até mesmo erguer cidades.
Mas seus planos não são bem vistos pelo prefeito Frank Cícero, uma vez que eles podem alterar toda a estrutura de poder da cidade. Enquanto os dois entram em confronto, a jovem socialite e filha do prefeito, Julia, se vê dividida entre a visão de seu pai e de Cesar, seu amante.
O elenco do filme conta com nomes como Adam Driver, Forest Whitaker, Nathalie Emmanuel, Shia LaBeouf, Talia Shire, Dustin Hoffman, Giancarlo Esposito, entre outros. Megalopolis ainda não possui uma data de estreia para chegar aos cinemas. Assista ao trailer: