Depois de estrelar em Platoon, Ed Wood, Medo e Delírio em Las Vegas e Donnie Brasco, Johnny Depp havia se consolidado como um ator de renome em Hollywood em meio à década de 1990. Foi então que o astro decidiu inovar e dirigiu seu primeiro e único filme.
The Brave estreou no Festival de Cannes de 1997, recebendo uma première em julho daquele ano na França. O longa, que conta com Depp e Marlon Brando nos papéis principais, foi massacrado pela crítica e não conseguiu encontrar um distribuidor nos Estados Unidos.
Por conta de seu desempenho ruim em Cannes e com uma repercussão negativa da crítica francesa, Johnny Depp passou a temer que The Brave sofresse o mesmo destino ao chegar no continente americano. Dessa forma, o astro não fez nenhum esforço em conseguir fechar um negócio de distribuição e optou por deixar sua estreia na direção cair no esquecimento.
Saiba mais sobre a estreia de Johnny Depp na direção
Lançado em 1997, The Brave marca a estreia de Johnny Depp na direção de um longa-metragem de ficção. O filme reuniu grande expectativa em meio ao Festival de Cannes e tinha como base o romance de mesmo nome escrito por Gregory Mcdonald.
Na trama, acompanhamos Raphael, um nativo americano que vive com sua esposa e dois filhos na miséria. Para conseguir sobreviver, o homem vende tudo o que encontrar em lixão próximo de sua casa e acaba perdendo suas esperanças de que algo possa melhorar.
Dessa forma, Raphael acaba aceitando uma proposta de um diretor de filmes snuffs por uma grande quantia de dinheiro, acreditando que os valores podem ajudar sua família. Assim, o homem recebe metade da quantia com antecedência e tem uma semana para se despedir de sua família antes de ser torturado e assassinado em frente às câmeras do sádico diretor.
Além de Johnny Depp e Marlon Brando, The Brave conta com Luís Guzmán, Marshall Bell, Frederic Forrest e Elpidia Carrillo, enquanto a trilha sonora ficou a cargo de Iggy Pop.