Dirigido e produzido por Steven Spielberg e escrito por Steven Zaillian, o filme A Lista de Schindler trouxe para os cinemas a emocionante história de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou mais de mil refugiados judeus do Holocausto, principalmente holandeses e poloneses.
Frequentemente considerado como um dos melhores filmes de todos os tempos, o filme foi exaltado pela crítica internacional de forma unânime, recebendo diversos elogios por seu enredo, atuações e também pela direção de Spielberg, que é filho de judeus, o que trouxe ainda mais significado à obra.
A Lista de Schindler fez um grande sucesso nas principais premiações do cinema, mas seu êxito maior aconteceu no Oscar, onde o longa recebeu 7 estatuetas das 12 categorias a que foi indicado, incluindo as de Melhor Filme e Melhor Diretor para Spielberg.
O longa se tornou um fenômeno, sendo o segundo filme do cineasta responsável por lotar salas de cinema em todo o mundo, após Jurassic Park. E, recentemente, A Lista de Schindler retornou ao catálogo da Netflix, permitindo que os assinantes da plataforma possam viver a experiência que é o filme.
Mais sobre A Lista de Schindler, filme ganhador de 7 Oscars
O empresário Oskar Schindler é um sujeito oportunista e poderoso, ue possui uma boa relação com o regime nazista. Mas apesar de seus defeitos, ele era apaixonado pelo ser humano, o que o levou a ter uma das atitudes mais altruístas de sua vida.
Schindler, junto de sua esposa Emilie, salvou mais de mil refugiados judeus, empregando-os em suas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial. E ele o fez de bom grado, independente de tudo o que poderia perder, incluindo sua influência e sua fortuna.
O filme é estrelado por Liam Neeson no papel do empresário, acompanhado por nomes como Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodal, Jonathan Sagall, Embeth Davidtz, entre outros. Além da Netflix, A Lista de Schindler também está disponível no catálogo do Telecine. Assista ao trailer: