Filme que está na Netflix foi processado por plágio
O filme “Perigo por Encomenda” (2012), disponível atualmente no catálogo da Netflix, foi o centro de uma polêmica na época, com a Sony Pictures sendo processada por plágio. Saiba mais sobre o filme e relembre o caso judicial.
“Perigo por Encomenda”
Wilee (Joseph Gordon-Levitt) é um entregador de Manhattan que anda sempre no limite da velocidade com sua bicicleta, tentando entregar os pedidos dentro do tempo. A história começa quando ele recebe a missão, aparentemente inofensiva, de entregar um envelope em menos de duas horas. Porém, ele passa a ser perseguido por um detetive corrupto da polícia de Nova York.
Dirigido por David Koepp (“A Janela Secreta”), que também assinou o roteiro ao lado de John Kamps (“Ghost Town: Um Espírito Atrás de Mim”), o filme estrela Joseph Gordon-Levitt (“500 Dias com Ela”) como Wilee e Michael Shannon (“Homem de Aço”) como o vilão. Outros nomes do elenco são Dania Ramirez (“X-Men: O Confronto Final”), Jamie Chung (“Gotham”), Anthony Chisholm (“Oz”) e Aasif Mandvi (“Arremesso de Ouro”).
“Perigo por Encomenda” foi processado por plágio
O escrito Joe Quirk acusou a Sony de plagiar seu livro “The Ultimate Rush”, publicado em 1998, no filme de 2012, que se chama “Premium Rush” no título original em inglês. O agente de Quirk, Matthew Snyder, tinha distribuído algumas cópias do livro antes do lançamento entre estúdios de Hollywood e a Warner Bros. até chegou a contratar roteiristas para uma adaptação, mas o projeto nunca foi para frente.
A base do processo de Quirk era que, de alguma forma, os produtores da Sony tiveram acesso ao seu livro ou aos roteiros iniciais da Warner e usaram isso como base para “Perigo por Encomenda” sem comprar os direitos de adaptação do seu livro.
Em 2013, o juiz Richard Seeborg decidiu o processo a favor da Sony, declarando que o estúdio até pode ter feito esse processo “não autorizado” de adaptação, mas que o que importa é o resultado final. Na opinião do juiz, o filme “Perigo por Encomenda” não era “substancialmente similar” ao livro de Joe Quirk, não se classificando como uma violação de direitos autorais.
“Ultimate Rush” conta a história de um entregador que, depois de receber um trabalho de entregar um pacote, acaba sendo perseguido por uma organização criminosa e injustamente acusado da morte de outro entregador. Ao invés de Nova York, como no filme, ele vive em San Francisco e anda de skate, não de bicicleta.
Fonte: The Hollywood Reporter.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.