Com produção de Barack Obama, o drama Rustin ganhou seu primeiro trailer nesta segunda-feira, dia 28. A produção conta, também, com Michelle Obama em seu time de produtores, e será centrado na vida do ativista dos direitos civis Bayard Rustin, figura esquecida nos debates atuais.
Além de ganhar seu primeiro trailer e pôster nesta semana, Rustin teve sua data de estreia confirmada. A exibição de estreia do longa acontecerá em meio ao Festival de Toronto (TIFF), no dia 11 de setembro, enquanto seu lançamento nacional acontece apenas no início de novembro. Já na Netflix, o filme tem sua estreia confirmada para o dia 14 de novembro, após um curto período nas salas de cinema.
Bayard Rustin foi um dos assessores de Martin Luther King Jr. e teve importância fundamental na organização da Marcha de Washington. Além de enfrentar forte preconceito pela cor de sua pele, o ativista era abertamente gay e teve que lidar com a homofobia dentro do próprio movimento de direitos civis, sendo por vezes relegado e esquecido como um dos nomes mais importantes da década.
Já no trailer, vemos suas falas acerca dos preconceitos que enfrentava em sua vida. “No dia em que nasci negro, também nasci homossexual”, diz o protagonista, indicando sua adesão ao ativismo em prol de direitos LGBTQIA+.
Rustin: saiba mais sobre filme produzido por Barack Obama
Além de ter em mãos uma poderosa história real, Rustin contará com uma grande equipe em sua concepção. George C. Wolfe, conhecido diretor de teatro, assina a direção do longa, enquanto Michelle e Barack Obama são os produtores através de sua empresa, a Higher Ground Productions.
Colman Domingo, vencedor do Emmy por interpretar Ali em Euphoria, interpreta Bayard Rustin. O ator é acompanhado de um elenco de peso, formado por Chris Rock, Jeffrey Wright, Glynn Turman, CCH Pouder e Aml Ameen. Dustin Lance Black, vencedor do Oscar por Milk – A Voz da Igualdade, assina o roteiro ao lado de Julian Breece, da minissérie Olhos que Condenam.