Filme nacional selecionado para festival estreia hoje nos cinemas

Depois de fazer parte da seleção oficial do Festival do Rio 2023 e da 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o filme nacional “O Mensageiro” chega nesta quinta (15) aos cinemas.

Qual a história de “O Mensageiro”?

“Vera, presa numa fortaleza militar durante a ditadura, em 1969, conhece um soldado, Armando, que, diante da tortura decide levar uma mensagem para a família de Vera. Assim, ele estabelece uma relação afetiva com D. Maria, mãe de Vera. Apesar dos horrores do tempo, o filme trabalha sobre a possibilidade de um diálogo entre duas pessoas solitárias e perdidas, uma senhora de alta classe média e um jovem de origem rural que veio do sul para servir o exército” (sinopse da Imovision).

O longa retira inspiração das experiências reais da roteirista e diretora do filme, Lúcia Murat, que foi prisioneira política da ditadura militar no final dos anos 1960. Inclusive, essa temática aparece em vários dos seus filmes. Em entrevista ao CineVitor, a diretora contou que a história é baseada em algo que aconteceu com ela, quando um soldado levou a notícia de que ela estava presa para a sua família.

“A partir daí a gente começou a desenvolver o roteiro. O filme fala do passado, mas ele foi feito hoje, então ele reflete todas as preocupações que nós temos hoje. Eu acho que ele reflete principalmente a necessidade da memória a importância de mostrar o horror que foi aquela época, a importância que mesmo em meio ao horror você tem momentos de empatia, momentos de humanidade”, explicou Murat.

lúcia murat diretora o mensageiro
Foto: reprodução

Elenco e equipe

A protagonista Vera é interpretada pela atriz carioca Valentina Herszage, conhecida por ter feito novelas da Globo como “Pega Pega” (2017) e “Quanto Mais Vida, Melhor!” (2021-2022). Completando o trio de protagonistas, temos Shi Menegat (“Tinta Bruta”) como Armando e Georgette Fadel (“Aruanas”) como D. Maria.

Outros nomes do elenco são Floriano Peixoto (“Carandiru”), Javier Drolas (“Fim”), Bruce Gomlevsky (“Impuros”) e a estreante Beatriz Barros.

A direção é de Lúcia Murat, responsável por filmes como “Quase Dois Irmãos” (2004) e “Praça Paris” (2017). Ela também assinou o roteiro ao lado de Tunico Amâncio (“Olhar Estrangeiro”).

Confira o trailer:

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.