Filme holandês é drama brutal que vai fazer qualquer um chorar

A intenção por trás de um filme de drama é a de impactar a audiência com o peso emocional da trama, e o cinema hollywoodiano já forneceu diversos clássicos do gênero. Entretanto, existe uma obra fora do circuito estadunidense que marcou o público fã do gênero.

Lançado em 1988, o filme holandês O Silêncio do Lago, escrito e dirigido por George Sluizer e Tim Krabbé, do original Spoorloos, mistura drama e thriller psicológico narrando a procura obsessiva de um homem por sua namorada após seu desaparecimento, e foi amplamente aclamado pela crítica.

O Silêncio do Lago tornou-se um dos grandes clássicos do cinema holandês, chegando a ser selecionado para representar os Países Baixos na edição de 1989 do Oscar. A história do filme foi inspirada no livro de mesmo nome escrito pelo próprio Krabbé.

Mesmo sendo um fenômeno de sua época, o longa acabou sendo desclassificado do Oscar porque a Academia determinou que havia muitos diálogos em francês para representar a Holanda. Na época, os holandeses se recusaram a enviar outro filme, deixando-os sem representação na premiação.

Mas isto não abalou o sucesso de O Silêncio do Lago, que chegou a ganhar outros prêmios na Europa. Em 1993, George Sluizer dirigiu um remake do filme, com Jeff Bridges, Kiefer Sutherland, Sandra Bullock e Nancy Travis nos papéis principais, que não chegaram perto do sucesso do original.

Mais sobre O Silêncio do Lago, o drama holandês de sucesso

A trama acompanha o casal Rex e Saskia, que estão viajando de férias pela França. Saskia compartilha uma série de sonhos estranhos que ela tem constantemente, o que para ela, é um sinal de mau presságio. O carro deles fica sem gasolina e eles param em um posto de gasolina na estrada.

Após entrar no posto para comprar bebidas, Saskia desaparece misteriosamente, o que leva Rex a embarcar em uma busca implacável. Depois de diversas buscas sem sucesso, Rex começa a receber cartões postais do possível sequestrador de Saskia.

O drama é estrelado por Gene Bervoets, um dos grandes nomes do cinema holandês, acompanhado por Johanna ter Steege, Bernard-Pierre Donnadieu, Gwen Eckhaus, Tania Latarjet e Lucille Glenn. Atualmente, o filme original não está disponível para streaming, mas o remake pode ser comprado ou alugado on-line. Assista ao trailer:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.