Em grande parte de seus filmes, Quentin Tarantino mostrou apreço ao incluir referências e dados históricos curiosos, seja um cartaz na parede, uma discussão sobre hambúrguer ou o nome de determinado personagem. No entanto, nada parece ter sido mais satisfatório do que Era Uma Vez em… Hollywood, longa de 2019 que apresentou uma gama de astros do cinema e das artes em uma Los Angeles da década de 1960.
Além de apresentar com afinco Sharon Tate, interpretada aqui por Margot Robbie, o cineasta contou com uma polêmica cena em que vemos Bruce Lee no auge de sua carreira hollywoodiana desafiando um dos protagonistas. Ao retratar o mestre de artes marciais, Tarantino optou por mostrar sua faceta arrogante, algo que não caiu bem com a família de Lee.
Em determinado momento da trama de Era Uma Vez em… Hollywood, Cliff Booth, o dublê fictício interpretado por Brad Pitt, recorda de quando estava no set de Besouro Verde e foi desafiado por Bruce Lee para um duelo. Na ocasião, o norte-americano conseguiu vencer facilmente o ator de Hong Kong, resultando em sua demissão.
Família de Bruce Lee não falou com Quentin Tarantino
Em entrevista ao The Telegraph, Shannon Lee, filha de Bruce Lee, saiu em defesa de seu pai. Segundo a herdeira, Quentin Tarantino não consultou ninguém sobre a cena de Era Uma Vez em… Hollywood e ambos nunca falaram sobre o assunto.
“É interessante. Na verdade, não sei [o motivo]… Nunca conversei [com Tarantino]. Não sei quais são os problemas dele com o meu pai. Claramente, ele acha que meu pai é legal, porque ele pegou isso emprestado dele um pouco. Mas, ao mesmo tempo, acho que ele ouviu muitas histórias de pessoas que não gostavam do meu pai. Essas pessoas o achavam excessivamente confiante ou arrogante. Devo dizer que, na minha experiência, as histórias são principalmente de homens brancos. Acho que Quentin pode ter contado muitas dessas histórias por acreditar nelas. Acho que muita gente olhava para o meu pai com chateação, sabe?”
Tarantino chegou a responder as declarações, afirmando que entende o incômodo de Shannon Lee, mas que não entendeu a comoção de terceiros. Segundo ele, trata-se apenas de uma cena de um longa-metragem fictício, afirmando ainda que “Bruce não tinha respeito pelos dublês americanos, ele estava sempre batendo neles com os pés”.