Alguns filmes demoram a emplacar, muitas vezes por passarem despercebidos pelo público. Mas, graças à internet, muitos projetos acabam sendo redescobertos e se tornando muito populares, como aconteceu com Megan is Missing, por exemplo.
E esta situação voltou a ocorrer, desta vez, com um filme de terror polonês. Lançado em outubro de 2020, O Monastério, dirigido por Bartosz M. Kowalski, mesmo nome por trás de Sem Conexão, foi redescoberto por fãs do gênero e tem viralizado na internet.
O filme foi bem recebido na época de seu lançamento, mas somente este ano, conquistou uma nota de 77% de aprovação com o público em sites como o Rotten Tomatoes, graças à avaliações recentes de telespectadores.
Não ficam claros os motivos do porque o filme acabou sendo deixado de lado na época de seu lançamento. Uma teoria plausível seria a preferência por filmes hollywoodianos, mas não há nenhuma informação que confirme esta teoria.
De qualquer forma, o longa, que conta com roteiro do próprio Kowalski ao lado de Mirella Zaradkiewicz, conquistou as primeiras posições dentre os mais assistidos da Netflix, mesmo possuindo diversos momentos repugnantes que certamente causam, no mínimo, repulsa ou um ímpeto de vômito.
Terror religioso: mais sobre O Monastério
Iniciando-se em 1950, o terror apresenta a história de um padre em um isolado monastério no interior da Polônia que foi impedido pela polícia de sacrificar um bebê em um ritual bizarro.
Trinta anos depois, desde esse incidente, a polícia local tenta não interferir mais nos assuntos do monastério, porém, após denúncias anônimas, o policial Marek (Piotr Zurawski) se infiltra no local, disfarçado de padre.
O que começa como uma investigação sobre o desaparecimento de jovens mulheres do local, acaba tornando-se uma misteriosa e sinistra história, onde os padres no local comportam-se de maneira bizarra, deixando claro que algo de muito errado está ocorrendo no local.
O Monastério pode ser assistido através do catálogo da Netflix. Não há trailers divulgados para o filme.