Na última terça-feira (23/01), estreou na Netflix o filme “A Favorita”, um drama histórico que foi aclamado pela crítica especializada quando chegou aos cinemas e já é uma das produções mais assistidas do streaming, ocupando o quarto lugar do Top 10.
Estrelado por Olivia Colman, a atriz venceu o Oscar 2018 por sua atuação na categoria de Melhor Atriz, e também garantiu o Globo de Ouro do mesmo ano pela indicação de Melhor Atriz – Comédia ou Musical. Ao seu lado, o elenco contou com grandes nomes, como Emma Stone, Rachel Weisz, Nicholas Hoult, Joe Alwyn, James Smith e Mark Gatiss.
A trama é ambientada no século 18, quando a Inglaterra estava em guerra com a França. Quem ocupava o trono real era a rainha Ana da Grã-Bretanha (Olivia Colman), que estava passando por um momento delicado no governo e contava com os conselhos da amiga Sarah Churchill, Duquesa de Marlborough (Rachel Weisz).
Nesse momento frágil da rainha, quem estava governando em seu nome era Sarah, para que Ana pudesse cuidar da saúde e de seu temperamento. As coisas começam a mudar quando Abgail (Emma Stone) chega à corte e chama atenção de Ana, que começa a deixar Sarah em segundo plano. Quando Abgail percebe esse favoritismo, decide aproveitar essa chance de retornar ao seu status de aristocrata. Essa amizade ganha força a cada dia que passa, fazendo com que Sarah se sinta rejeitada e Abgail mais próxima dos seus objetivos.
Mais informações de A Favorita
Dirigido por Yorgos Lanthimos, quando chegou aos cinemas, o filme não foi tão exaltado pelo público e arrecadou somente US$ 48 milhões nas bilheterias. Mas, em compensação, a produção foi aclamada pela crítica e foi indicada a diversos prêmios importantes, tendo como principal destaque a atuação de Olivia Colman.
Na época, o American Film Institute selecionou o longa-metragem como um dos 10 melhores filmes do ano de 2018, além de ter recebido dez indicações ao Oscar 2019 incluindo melhor filme. No Rotten Tomatoes, a produção possui um índice de aprovação alto, tendo 93% com base em 425 críticas. No consenso geral do site, foi dito que: “A Favorita vê Yorgos Lanthimos equilibrando um cenário de época com um subtexto rico e oportuno – e obtendo performances estelares de suas estrelas bem escolhidas.”
A Netflix fica colocando só filmes velhos como lançamento. Eu acho um absurdo. Sem contar que bom mesmo são só as séries, os filmes são poucos.