Filme com Jason Statham, baseado em história real, está no Prime Video e é perfeito para os fãs de suspense

Disponível no catálogo do Prime Video, o filme “Efeito Dominó” (2008), estrelando Jason Statham (franquia “Velozes e Furiosos“), é uma ótima opção para os fãs dos famosos “heist movies”, os filmes de assalto. E, acredite se quiser, o longa é inspirado em uma história real que aconteceu em Londres, em 1971.

“Efeito Dominó”

“Em 1971, Terry (Jason Statham) é recrutado para roubar um banco em Londres. O plano visa recuperar fotos comprometedoras da realeza escondidas em um cofre, desencadeando eventos que colocam em evidência segredos perigosos” (sinopse do Prime Video).

Além de Statham, o elenco conta com nomes como Saffron Burrows (“Você”), Stephen Campbell Moore (“Caça às Bruxas”), Daniel Mays (“Rogue One: Uma História Star Wars”) e James Faulkner (“Game of Thrones”). A direção é de Roger Donaldson, de filmes como “A Experiência” (1995) e “Sem Saída” (1987).

Com 80% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, “Efeito Dominó” é o terceiro filme mais bem avaliado de Statham no site, perdendo apenas para “Velozes e Furiosos 7” (2015), com 81%, e “A Espiã Que Sabia de Menos” (2015), com 95%.

“Efeito Dominó” enfeita bastante a história real

O longa é inspirado em um dos assaltos mais famosos da Inglaterra, que ficou conhecido como o “Assalto da Rua Baker” (sim, a mesma rua do Sherlock Holmes). Na vida real, o crime foi planejado pelo ex-soldado Anthony Gavin, que se inspirou em uma das histórias de Sherlock Holmes, “A liga dos cabeças vermelhas”. Em 1971, Gavin e sua equipe invadiram o cofre subterrâneo de Banco Lloyds cavando um túnel vindo do porão de uma casa que eles tinham alugado.

Eles utilizavam walkie-talkies para se comunicar, mas o plano acabou encontrando problemas com um fã de rádio amador que interceptou o sinal deles e chamou a polícia, que demorou a chegar. Depois, a Scotland Yard conseguiu capturar alguns dos criminosos envolvidos, mas a maioria deles desapareceu – assim como os objetos que eles roubaram.

O caso está nos Arquivos Nacionais da Inglaterra, documentos que serão desclassificados apenas em 2071, o que gerou várias teorias da conspiração sobre esse assalto misterioso. Muitos acreditam que o roubo foi uma distração planejada pelo MI5, o serviço de inteligência secreta do país, para invadir um cofre e recuperar fotos comprometedoras da Família Real.

É essa teoria da conspiração que inspirou mais a história de “Efeito Dominó”. Se os acontecimentos mostrados no filme realmente têm base na vida real, é provável que descubramos apenas em 2071…

Fonte: Slyscape.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.