Não foram só os filmes de terror que enfrentaram a censura através dos tempos. Diversas produções acabaram tendo sua distribuição dificultada por motivos distintos, mas o caso do controverso Calígula, lançado originalmente em 1979, é totalmente diferente.
Contendo cenas adicionais filmadas por Giancarlo Lui e Bob Guccione, fundador da revista erótica Penthouse, o longa, dirigido por Tinto Brass, gerou polêmica por onde passou por conta de seus diversos momentos de nudez explícita nas telas e sua violência extrema.
No Brasil, Calígula foi exibido pela primeira vez em 1992 pela Rede Organizações Martinez e se tornou alvo de inúmeros debates. Com quase três horas de duração, ele teve sua exibição segmentada, e teve apenas sua “primeira parte” exibida pela emissora por conta de um processo judicial.
Mas agora, mais de 30 anos depois, o clássico setentista será exibido na íntegra nos cinemas do país por conta da distribuidora A2 Filmes. Intitulada de Calígula: O Corte Final, trata-se de uma versão restaurada do longa, supervisionada pelo historiador Thomas Negovan.
Contando com sequências inéditas, a nova edição é baseada em 96 horas de filmagens nunca vistas antes, restauradas com o apoio de efeitos visuais avançados e inteligência artificial. De acordo com a A2 Filmes, o lançamento da obra no Brasil acontecerá no dia 5 de dezembro. Assista ao trailer:
Mais sobre Calígula: trama, elenco e onde assistir ao filme
Após assassinar Tibério, seu avô adotivo, Calígula ascende ao poder em Roma, e logo dá início a um reinado de devassidão, corrupção e violência. Com seu comportamento megalomaníaco cada vez mais intenso, seus súditos sentem o peso de suas ações refletidos na imoralidade do Império.
Conforme o tempo passa, Calígula se torna cada vez mais paranoico e violento, acreditando ser um deus. Mas não demora para que a revolta passe a tomar conta dos corações dos cidadãos de Roma, incluindo até mesmo parentes do inconsequente imperador.
O elenco do filme conta com nomes como Malcolm McDowell, Helen Mirren, Teresa Ann Savoy, Peter O’Toole, John Gielgud, Anneka Di Lorenzo, Lori Wagner, entre outros. Calígula não está disponível para streaming no Brasil, mas pode ser encontrado em qualidade inferior em sites como o YouTube.