Filme brasileiro que vai disputar o Oscar 2024 chega à Netflix nesta quinta (2)
Nesta quinta-feira (2), a Netflix adiciona o longa brasileiro “Retratos Fantasmas” (2023) ao seu catálogo. Do mesmo diretor de filmes elogiados como “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), Kleber Mendonça Filho, o documentário foi escolhido como o representante brasileiro para disputar uma vaga na categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2024.
O filme estava concorrendo contra “Estranho Caminho” (2023), “Noites Alienígenas” (2022), “Nosso Sonho – A Historia De Claudinho E Buchecha” (2023), “Pedágio” (2023) e “Urubus” (2023).
“Foi uma reunião democrática, representativa em uma comissão ampla. A diversidade e a qualidade dos filmes nos levaram a três horas de debate até chegarmos ao título escolhido”, declarou a Ilda Santiago, presidente da comissão de seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, em nota da imprensa, segundo a Agência Brasil.
O último filme brasileiro a concorrer ao Oscar também foi um documentário: “Democracia em Vertigem” (2019), da diretora Petra Costa. Ele concorreu na categoria de Melhor Documentário, mas ficou de fora da de Melhor Filme Estrangeiro.
“Retratos Fantasmas”
Partindo de memórias do próprio diretor, o documentário conta a história do centro da cidade natal dele, Recife (PE), no século 20 através das grandes salas de cinema. “Com a passagem do tempo, as ruínas dos grandes cinemas revelam algumas verdades sobre a vida em sociedade”, explica a sinopse divulgada pela Vitrine Filmes.
“Eu sempre tive muito entusiasmo pelos filmes que fiz. O ‘Retratos fantasmas’ é um filme que está sendo visto, interpretado como mais pessoal do que os outros por questões muito claras, né? Eu coloco minha voz. Eu mostro a minha sala de estar na casa da onde eu morei muitos anos, e eu sou muito franco em relação a isso”, declarou o diretor em entrevista ao G1.
O filme abriu o Festival de Cinema de Gramado, evento brasileiro que aconteceu de 9 a 17 de agosto. O longa também foi exibido em vários festivais de cinema do mundo, incluindo o Festival de Cannes, na França, e o de Toronto, no Canadá.
No Rotten Tomatoes, “Retratos Fantasmas” alcançou 100% de aprovação da crítica especializada a partir de 13 avaliações.
Fonte: Agência Brasil.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.