Mesmo enfrentando adversidades, o cinema brasileiro conseguiu se consolidar como uma fábrica de produções extremamente influentes. Afinal, Bacurau, Central do Brasil, Deus e o Diabo na Terra do Sol e Cidade de Deus são produções nacionais que se tornaram referências mundiais.
Porém, apesar de muitos destes filmes conseguirem se destacar em festivais importantes para a indústria, a grande maioria não consegue alcançar produções populares entre o público como o Oscar, embora alguns já tenham conseguido indicações. Mas isto pode estar prestes a mudar.
Com direção de Walter Salles, sendo esta sua primeira obra desde Linha de Passe, de 2008, o filme Ainda Estou Aqui foi exibido durante o Festival de Veneza no último domingo (1), e conquistou nada menos do que dez minutos de calorosos aplausos após sua apresentação.
Além de conquistar aclamação da crítica internacional, sabe-se que Veneza é uma ótima vitrine para o Oscar. Portanto, considerando sua popularidade no evento, acredita-se que Ainda Estou Aqui pode ser um forte candidato a Melhor Filme Internacional na premiação em 2025.
Além disso, o trabalho da atriz Fernanda Torres também ganhou destaque internacionalmente, e isso a coloca em posição de figurar na categoria de Melhor Atriz. Fernanda Montenegro, mãe de Torres, que também está no filme, teve sua performance exaltada assim como a da filha.
Mais sobre Ainda Estou Aqui: trama, elenco e onde assistir ao filme
Adaptando a história do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o filme acompanha Eunice Paiva, uma mulher cuja vida muda abruptamente após o desaparecimento de seu marido, o ex-deputado Rubens Paiva. Ela luta para criar seus cinco filhos enquanto busca incansavelmente por seu companheiro.
Em meio à década de 1970, o Brasil ainda estava sob o domínio da ditadura militar, e o desaparecimento de Rubens aconteceu após o político ter sido exilado. Durante sua jornada em busca de respostas, Eunice acaba se tornando uma ativista dos direitos humanos.
Além de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, o elenco do filme ainda inclui nomes como Selton Mello, Antonio Saboia, Valentina Herszage, Maeve Jinkings, Dan Stulbach, Marjorie Estiano, Humberto Carrão, entre outros. Ainda Estou Aqui ainda não tem data para chegar aos cinemas. Assista ao trailer: