E se o Coringa fosse uma mulher trans insegura em busca de sua autodefinição? Este é o enredo de The People’s Joker (ou “O Coringa do Povo“, em tradução literal), escrito, dirigido, editado e estrelado pela cineasta e escritora Vera Drew, que foi banido pela Warner Bros. após sua primeira exibição.
Depois de sua estreia no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2022, a Warner entrou com um pedido de “cessar e desistir” contra o filme. Mas após diversas exibições suspensas, The People’s Joker finalmente foi liberado para lançamento “legalmente e seriamente”, segundo a criadora.
Na última terça-feira, o projeto ganhou seu primeiro trailer oficial, embora coberto de isenções de responsabilidade, lembrando a todos que não é um projeto oficial da DC. De qualquer forma, é possível ver versões alternativas de diversos personagens do estúdio. Assista:
The People’s Joker está agendado para chegar aos cinemas dos Estados Unidos no dia 5 de abril deste ano. Sua produção foi possível pois a equipe do filme defendeu a noção de uso justo por ser uma paródia, o que impede que o projeto seja proibido por violação de direitos autorais.
Mais sobre “O Coringa do Povo: trama e elenco de The People’s Joker
Apresentando-se como uma comédia de humor negro, o filme reimagina a origem do Coringa como uma aspirante a palhaço dolorosamente sem graça que luta com sua identidade de gênero enquanto tenta fazer parte do elenco do UCB Live, um famoso (e o único) programa de comédia de Gotham City.
Unindo-se a uma equipe desorganizada de rejeitados e desajustados, aos poucos ela se aceita cada vez mais e renasce como uma brincalhona confiante (e psicótica) líder desta trupe de comédia ilegal que a coloca em rota de colisão com o fascista de capa que controla a cidade.
Além de Vera Drew, o elenco do filme também inclui nomes como Bob Odenkirk, Kane Distler, Maria Bamford, Tim Heidecker, Robert Wuhl, Scott Aukerman, David Nkrumah entre outros. The People’s Joker ainda não possui data de estreia no Brasil.