Conhecido por suas “cirurgias espirituais” realizadas na década de 1950, o médium José Pedro de Freitas, também conhecido como “Zé Arigó” foi dono de uma intrigante história, que inclusive inspirou o filme Predestinado: Arigó e o Espírito do Dr. Fritz, dirigido por Gustavo Fernandez.
Arigó faleceu aos 49 anos em 1971, após sofrer um acidente automotivo enquanto cruzava a rodovia BR-040, no trecho entre Congonhas e Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais. Mas além de médium, ele também era pai de família, tendo 6 filhos no total.
Ele se casou em 1946 com Arlete André, sua prima em 4º grau, com quem teve José Tarcísio, Haroldo, Eri, Sidney, Leôncio Antônio e Leonardo José, que inclusive estiveram presentes durante a produção do filme, além de terem auxiliado na produção do roteiro.
Entretanto, poucas informações estão disponíveis sobre muitos dos filhos do médium. Sidney, que atualmente está com 73 anos, é um dos mais conhecidos, principalmente por ter sido o único de seus irmãos a ser operado pelo pai. A cirurgia aconteceu quando ele tinha 9 anos de idade.
@josearigo filho de Arigó falando sobre o medium #medium #josearigo #arigo #predestinado ♬ som original – Arigó
Sidney inclusive chegou a hospedar Jacqueline Vargas, a roteirista do filme baseado na vida de seu pai em sua casa. Para ela, a estadia foi essencial. “[…] Pude conhecer tudo sobre sua vida, como homem, como pai e como médium”, comentou (via Portal Pop Line).
“Predestinado”: mais sobre o filme baseado na vida de Zé Arigó
Lançado em 2022, o filme acompanha a história de José Pedro, conhecido como “Zé Arigó”, um homem de origem simples que morava junto de sua esposa, Arlete, em Minas Gerais. Mas na década de 1950, sua vida tomou um rumo completamente diferente após um acontecimento inexplicável.
Arigó começou a ter visões com uma entidade que se apresentava como o Doutor Fritz, um médico alemão, que usaria seu corpo como receptáculo para executar diversas cirurgias espirituais que, mesmo sofrendo desaprovação da Igreja Católica e das autoridades civis, tornaram-se um símbolo de esperança.
O ator Danton Mello interpreta o famoso médium, e é acompanhado por nomes como Juliana Paes, Marcos Caruso, Alexandre Borge, Cássio Gabus Mendes, Marco Ricca, James Faulkner, Antonio Saboia, entre outros. Predestinado está disponível exclusivamente na Netflix. Assista ao trailer: