O documentário produzido pela Globo em homenagem aos 95 anos da atriz Fernanda Montenegro, lançado nesta quarta-feira (16), contou com diversos depoimentos não só da própria veterana, mas também de pessoas próximas, como seus filhos, Fernanda e Claudio Torres.
Ao longo da produção, os herdeiros aproveitaram para relembrar de seu passado, e comentaram sobre a ausência dos pais enquanto cresciam. Vale lembrar que os dois são filhos de Fernanda com o também ator Fernando Torres, que morreu em 2008.
Fernanda comentou que a necessidade sempre forçou seus pais a se dedicarem ao extremo para sua vocação. Ela reconheceu que o período demandava muito dos atores, mas consequentemente, isso acabou fazendo com que a mãe e o pai aproveitassem poucos momentos da juventude dos filhos.
“Eles nunca pararam de trabalhar, com a gente nascendo. Até porque não podiam, não tinham dinheiro para parar de trabalhar assim. Minha mãe, acho que ela voltou para o palco três meses depois de a gente nascer, porque aquilo era a vida deles, era a sobrevivência dos dois”, revelou a atriz.
Já Claudio destacou que apesar de gostar de acompanhar os pais no teatro, ele não gostava de sua rotina. “[…] Me roubava muito dos fins de semana. Eles estavam sempre trabalhando nas noites de sábado e domingo, e eu sentia que tinha algo estranho lá”, acrescentou.
Fernanda Montenegro admite a ausência
Embora sua relação esteja muito melhor hoje em dia, Fernanda Montenegro não negou o que foi dito pelos filhos, e admitiu que precisou sacrificar a convivência familiar para garantir o sustento da casa através da arte ao lado do marido.
“Meus filhos passaram pela carência de pai e mãe juntos, porque a gente tinha que buscar a comida para dar a eles”, refletiu a veterana. Curiosamente, os dois filhos também acabaram abraçando o caminho da arte, apesar de terem ido para setores diferentes.
Fernanda Torres seguiu o caminho dos pais, e se tornou uma atriz renomada que, atualmente, está se preparando para disputar um Oscar no próximo ano. Já Claudio preferiu o caminho dos bastidores, tornando-se diretor e roteirista de cinema.