Frequentemente referenciada como a “grande dama da dramaturgia brasileira” e “a maior atriz da história do Brasil”, Fernanda Montenegro é um poderoso nome da indústria audiovisual nacional e internacional, sendo a primeira brasileira a vencer um Emmy e a disputar um Oscar de Melhor atriz.
Entretanto, seu nome mais conhecido nem mesmo é seu nome de nascença. Isso porque, na realidade, a atriz se chama Arlette Pinheiro Monteiro Torres, filha de Vitório Esteves da Silva e Carmen Nieddu. E no começo de sua carreira, ela utilizava seu nome verdadeiro.
Anos antes de subir ao palco ou aparecer diante de uma câmera pela primeira vez, a atriz brilhava com sua voz, atuando como locutora e radioatriz da Rádio MEC. Na época, ela era conhecida como Arlette Pinheiro, mas isto acabaria se tornando um “empecilho” em sua carreira.
Isso porque seu nome era considerado muito comum para uma atriz, portanto lhe pediram para utilizar algo mais chamativo. Foi então que “Fernanda Montenegro” surgiu, com o primeiro nome tendo sido escolhido por conta de sua sonoridade elegante.
Já “Montenegro” é uma homenagem a um médico amigo da família. Assim que adotou seu novo nome, a atriz seguiu sua jornada no ramo do entretenimento, e com o tempo construiu sua inexorável imagem, que ao longo de 80 anos de carreira, vem sendo celebrada como uma lenda da atuação.
Aos 95 anos, Fernanda Montenegro ainda segue em atividade
Nesta quarta-feira (16), Fernanda Montenegro completou 95 anos de existência, e apesar de não negar que constantemente reflete sobre a morte, nem por isso a atriz pensa em aposentadoria. Recentemente, por exemplo, ela estrelou um filme ao lado de sua filha, Fernanda Torres.
Dirigido por Walter Salles, Ainda Estou Aqui traz mãe e filha interpretando duas versões da mesma personagem, e se tornou o grande favorito para disputar o Oscar pelo Brasil em 2025. E vale destacar que ela também já possui projetos para o próximo ano.
Ao lado de nomes como Ary Fontoura, Bruna Marquezine, Vladimir Brichta e Lázaro Ramos, Montenegro vai estrelar a comédia Velhos Bandidos, que começou a ser filmado no final de setembro. No longa, ela interpreta Marta, uma aposentada que planeja um assalto a banco junto do marido, Rodolfo.