Em 2017, Peter Parker confirmou seu retorno ao Marvel Studios com seu primeiro filme solo, Homem-Aranha: De Volta Para Casa, após uma aparição surpresa em Capitão América: Guerra Civil no ano anterior. No entanto, a introdução do personagem conta com uma grande gafe que os fãs sempre apontaram.
Há um erro de continuação da obra desde seu início. Homem-Aranha: De Volta Para Casa começa com um flashback situado em 2012, após a Batalha de Nova York, em que Adrian Toomes e sua equipe estão limpando a cidade norte-americana. Ao serem demitidos com a chegada de Tony Stark e do DODC, o grupo decide ficar com a tecnologia Chitauri que já recolheram, e vemos um salto temporal para 2016 com a frase “8 Anos Depois”.
Além disso, o vilão interpretado por Michael Keaton chega a dizer em determinado momento: “Oito anos, nenhuma palavra dos Policiais Federais”. O erro foi comentado pela Marvel Studios algumas vezes ao longo dos últimos anos, e agora foi corrigido.
Marvel explica erro de Homem-Aranha: De Volta Para Casa
Neste mês, a Marvel publicou o livro Marvel Studios’ The Marvel Cinematic Universe – An Official Timeline, detalhando a linha do tempo de todas as suas produções até hoje. Na obra, os autores Rebecca Theodore-Vachon, Amy Ratcliffe e Anthony Breznican deixaram claro que Homem-Aranha: De Volta Para Casa se passa no outono de 2016, enquanto o flashback acontece na primavera de 2012.
O erro foi tão comentado que especula-se que a criação do livro foi, em grande parte, devido a esse equívoco. Na obra, a personagem Miss Minutes, vista em Loki, explica que, de fato, houve um erro, pois o espaço é de apenas quatro anos.
“Alerta vermelho! Olá de novo! Adrien Toomes diz que a Batalha de Nova York foi oito anos atrás, mas esse evento aconteceu apenas quatro anos antes. Esse é realmente um desafio para nós – acredito que um analista errou o local do arquivo.”