Desde seu anúncio, a sequência do épico Gladiador tornou-se um dos filmes mais aguardados pelo público para o próximo ano, com altas expectativas para a produção que acompanhará Lucius, o sobrinho de Cômodo, agora bem mais velho do que no filme original.
Entretanto, a empolgação com o longa sofreu um declínio após a estreia do mais recente projeto do diretor Ridley Scott. Com potencial para se tornar um dos melhores e mais aclamados dramas de 2023, Napoleão acabou recebendo avaliações muito abaixo do esperado.
Escrito por David Scarpa e dirigido por Ridley Scott, o longa prometia contar a história do comandante militar francês e sua rápida ascensão, além de explorar seu excêntrico relacionamento com sua esposa. Porém, o filme acabou sendo muito criticado por suas imprecisões históricas.
Além disso, Napoleão foi acusado de ser um filme polarizador que possui extrema ênfase no espetáculo, o que trouxe uma marca negativa para a dupla por trás das câmeras. Afinal, Scarpa e Scott estão juntos em Gladiador 2, o que gerou grande preocupação no público.
Muitas pessoas estão em dúvida se o novo longa conseguirá recriar o sucesso do primeiro filme, lançado em 2000, que apesar de também possuir suas imprecisões históricas em nome do entretenimento, conseguiu construir uma trama densa que capturou a audiência.
Gladiador 2 ainda pode ser bom?
Apesar da desconfiança do público, existe uma chance da sequência de Gladiador se sair melhor do que Napoleão nos cinemas. Primeiramente, trata-se de um projeto nostálgico, que revisita após praticamente 24 anos o cenário romano e a familiaridade de seus personagens.
Além disso, apesar de Napoleão também possuir um elenco estrelado, o novo Gladiador conta com nomes queridos pelo público como Pedro Pascal, Denzel Washington, Fred Hechinger, Paul Mescal, Joseph Quinn, May Calamawy, Lior Raz, Peter Mensah e Matt Lucas, entre outros.
A curiosidade do público também é um fator que pode favorecer o novo filme, pois a trama se passa duas décadas após a morte de Máximus e promete explorar o impacto de longo prazo da morte do guerreiro para o Império Romano. Gladiador 2 está previsto para 22 de novembro de 2024.