O Oscar é uma das premiações mais populares da indústria cinematográfica, consagrando diversos filmes nas mais diferenciadas categorias do ramo, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator e Atriz, Melhor Direção, entre outras, que costumam influenciar no reconhecimento dos filmes.
Entretanto, alguns setores acabam ficando de fora da premiação, mesmo que sejam funções essenciais para a execução de um filme. Neste quesito, não existe nenhuma categoria que premie os melhores dublês, que se arriscam a cada novo filme em busca de cenas eletrizantes.
Mas isso pode estar prestes à mudar, graças ao trabalho do cineasta David Leitch. Não só porque seu mais novo filme, O Dublê, é basicamente uma “carta de amor” à profissão, mas Leitch também está engajado, junto com profissionais do ramo, para oficializar uma categoria no Oscar.
Segundo o cineasta, um roteiro está sendo traçado para que em pouco tempo, o perigoso trabalho com acrobacias receba o devido reconhecimento da Academia. “Acho que estamos no caminho certo. Espero que isso aconteça em breve e acho que há um apoio real de todos dentro da Academia. É apenas passar pelas etapas burocráticas”, destacou Leitch em entrevista à Collider.
Ele também ressaltou que a ideia tem recebido forte apoio de grandes nomes da indústria, incluindo Emily Blunt e Ryan Gosling, que estrelam O Dublê. “Há um apoio tremendo dos atores, dos diretores, de todos os departamentos. É apenas um processo”, completou.
Trama, elenco e onde assistir O Dublê
O filme acompanha Colt Seavers, que após estar fora da indústria por um tempo, ganha a chance de voltar a ser dublê em um filme dirigido por sua ex-namorada. Mas depois que o astro da produção desaparece, ele deve investigar o ocorrido e descobre uma grande conspiração.
Além de Gosling e Emily Blunt, o elenco do filme também conta com nomes como Aaron Taylor-Johnson, Hannah Waddingham, Lee Majors, Teresa Palmer, Stephanie Hsu, Winston Duke, Zara Michales, entre outros. O Dublê está em cartaz nos cinemas nacionais. Assista ao trailer: