Euphoria: Jules é trans na vida real?

“Euphoria” conquistou o público jovem, por abordar assuntos importantes para a faixa etária adolescente. A série se tornou um sucesso, principalmente na América Latina, onde se tornou o seriado mais visto da HBO Max. O roteiro traz a rotina de um grupo de estudantes do ensino médio, que precisam lidar com conflitos da idade, envolvendo amigos, drogas e sexo. Outro destaque é para a sexualidade, que muitas vezes são reprimidas nessa idade, onde o adolescente está se conhecendo e entendendo o mundo. 

Um ponto positivo feito pela série foi representar pessoas trans dentro deste contexto, sendo ainda um assunto tabu para em alguns produtos da indústria, envolvendo o público teen. Além de abordar o transgênero, com a personagem Jules Vaughn, interpretada pela atriz Hunter Schafer, que também é uma mulher trans, dando um espaço importante para a causa.

Importância de Jules Vaughn para série 

Além de trazer o assunto à tona, um estudo publicado pela revista Social Inclusion, divulgou uma pesquisa das universidades Pompeu Fabra e de Barcelona, onde indicam sobre a relevância da personagem. Protagonizada como par romântico com a atriz Zendaya na série, o estudo fala que o tema também engloba as pessoas cisgêneras que acompanham a trama. 

“O interessante da Jules é que ela é uma personagem que pode servir de modelo e de aspiração não só para o público trans, mas também para as pessoas cisgênero. A série normaliza e torna a personagem trans algo cotidiano, retrata Jules como uma adolescente multidimensional.”

O que a Jules injeta na série?

No episódio piloto de Euphoria, é deixado claro que a personagem Jules Vaughn vê-a aplicando hormônio em sua barriga. Mas, além de tentar se livrar dos hormônios e estereótipos masculinos, o personagem tenta ir além mostrando que deseja ser uma pessoas trans é ser livre de espírito, mesmo correndo risco de perder sua paixão, Rue (Zendaya), nessa jornada de transição.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.