Nesta quarta-feira (29), a Rede Globo transmite no Cinema do Líder o filme “Estrelas Além do Tempo”, com um elenco recheado de estrelas hollywoodianas. O longa conta a história emocionante de três mulheres negras brilhantes que trabalham na NASA, na década de 1960.
A trama é protagonizada por Taraji P. Henson (O Curioso Caso de Benjamin Button), Octavia Spencer (A Cabana) e Janelle Monáe (Glass Onion: Um Mistério Knives Out). O trio se destaca por suas mentes capazes de desenvolver problemas matemáticos e físicos no departamento astronômico, mas principalmente por terem que enfrentar o machismo e racismo da época.
O longa não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-lo na plataforma do Disney+.
Baseado em fatos reais?
Lançado em 2016, o filme é baseado na obra literária de mesmo nome, escrita por Margot Lee Shetterly, que trouxe uma história real sobre a vida de Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson. Essas três mulheres tiveram que superar diversos obstáculos impostos pela sociedade e foram fundamentais para os Estados Unidos por serem protagonistas na ‘Corrida Espacial’ contra a União Soviética.
Mais detalhes sobre a história de Estrelas Além do Tempo
Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética travaram diversos conflitos não armados, entre eles a chamada ‘Corrida Espacial’, para quem conseguisse ter mais méritos na conquista pela supremacia do espaço. Mas, em paralelo a isso, o país norte-americano vivia uma segregação racial, onde políticas governamentais dividiam brancos e negros em direitos e locais pela cidades.
Avaliação pela mídia
O filme possui uma repercussão positiva nos sites agregadores. No IMDb, Estrelas Além do Tempo tem uma nota de 7,8 de 10, e no Rotten Tomatoes, 93% de aprovação pelo público. De acordo com o consenso no site, “de uma maneira emocionante e agradável ao público, Hidden Figures celebra contribuições negligenciadas – e cruciais – de um momento fundamental na história americana”.