Estrela de “Assassinos da Lua das Flores” detona “Yellowstone”
Em cartaz com Assassinos da Lua das Flores, Lily Gladstone está prestes a se tornar um nome bastante conhecido. A atriz é um dos destaques do novo filme de Martin Scorsese, e, após ser amplamente elogiada no Festival de Cannes, está cotada como uma das favoritas ao Oscar de Melhor Atriz pelo papel de Mollie Burkhart.
No entanto, ela já conta com uma polêmica recente em seu currículo. A estrela tem origem Blackfeet e Nez Perce, duas tribos nativo-americanas, e criticou algumas produções que abordam este tema. Inclusive, antes de conquistar seu espaço com Reservation Dogs e Certas Mulheres, Gladstone ensinava crianças sobre a história nativa dos Estados Unidos.
Assim, ela pensou bastante acerca das histórias que chegam às telas e como isso acontece. Entre essas produções, Lily Gladstone citou Yellowstone e a chamou de “delirante e deplorável”, durante uma entrevista ao Vulture. “Não quero ofender os talentos nativos americanos envolvidos nessa série, até porque eu mesma fiz teste para ela várias vezes. Na época, e até hoje, é o melhor que tínhamos”, disse ela.
Assassinos da Lua das Flores: atriz fala de filmes de nativo-americanos
Segundo a atriz de Assassinos da Lua das Flores, as histórias dos povos nativo-americanos costumam ser um assunto complexo. “É uma faca de dois gumes. Você quer ter mais nativos escrevendo histórias de nativos, mas você também quer que os mestres prestem atenção ao que está acontecendo. História americana não é história sem História Nativa”.
Dessa forma, ter um diretor como Martin Scorsese no topo de Assassinos da Lua das Flores é algo grandioso. O longa trará atenção ao massacre da tribo Osage, algo constantemente esquecido ou apagado da história. Mais do que isso, o cineasta conta com o apoio de um elenco com diversos atores nativo-americanos, como a própria Lily Gladstone.