Quando falamos sobre guitarristas, automaticamente o rock vem em nossa mente, apesar da guitarra ser fundamental para outros diversos ritmos. Ciente de que isso possa ser a curiosidade de alguém, a revista Rolling Stones fez uma lista em 2023, selecionando os 250 melhores guitarristas de todos os tempos. Confira abaixo o Top 5:
5º lugar – Jeff Beck
Apesar de aparecer em quinto lugar de uma lista extensa, Jeff Beck nunca quis ser um guitar hero. De acordo com seu histórico, ele saiu dos Yardbirds, desistiu do Jeff Beck Group (recusando um show em Woodstock) e deixou outras bandas na mão, antes que elas se tornassem famosas. Mesmo rejeitando a fama, o seu talento fazia com que isso o seguisse. Com uma técnica exemplar no blues, Jeff Beck se encontrou no jazz fusion em meados dos anos 1970 e decidiu seguir no Blow by Blow, um álbum instrumental que se tornou a sua marca registrada.
4º lugar – Eddie Van Halen
Um dos maiores nomes da música, Eddie Van Halen sempre foi um grande destaque no mundo do rock. Misturando diversos sons com as mãos, dando batidas com os dedos e buscando formas de alterar a música convencional, ele mostrou ao mundo que a guitarra era capaz de mais do que qualquer um jamais sonhou. Através desse talento, fez hits eternos como “Ain’t Talkin’ ‘Bout Love”, “Dance the Night Away”, “Everybody Wants Some!! ” e “Jump”.
3º lugar – Jimmy Page
Mesmo antes de brilhar como guitarrista do Led Zeppelin, Page já agitava o mundo do rock quando tocou no Yardbirds e em outros trabalhos em Londres. Seu nome se perpetuou e com apenas 20 e poucos anos, foi chamado para tocar nos discos do Who, the Kinks, Donovan, Marianne Faithfull e outros. Mas, foi ao lado de Robert Plant, o baixista John Paul Jones e o baterista John Bonham, que Page concretizou o seu nome na história do Rock.
2º lugar- Chuck Berry
É impossível citar grandes guitarristas sem mencionar Chuck Berry e o que ele fazia com o instrumento. Entre as músicas que lançou, foi ao som de “Johnny B. Goode”, de 1956, quando ele iniciou a canção com seis cordas de 18 segundos e entrou para a história com um som empolgante e envolvente. Foi através de uma mistura do blues com a música country, que Berry se tornou um lendário do rock & roll.
1º lugar – Jimi Hendrix
Como dizia o ditado, “O Rei jamais perde a majestade”, o primeiro lugar só poderia ser de Jimi Hendrix. Uma figura emblemática, conquistou o mundo com seu jeito épico de tocar a guitarra, mostrando que era um mestre do instrumento. Apesar de ter tido uma carreira curta, de apenas oito anos, Hendrix passou a vida estudando técnicas, e por isso, alcançou o alto patamar, ao misturar blues com psicodelia, influenciando o desenvolvimento do rock, metal, funk e muito mais.