Quando falamos do Globo de Ouro, a premiação serve como um aquecimento para o Oscar, pois os filmes e séries indicados mostram o potencial de serem destaques na principal premiação da indústria. No entanto, nem sempre essa lógica condiz com a realidade, principalmente no mundo musical, como já ocorreu com grandes nomes da indústria musical, como Madonna, Prince e Mick Jagger, que venceram o Globo, mas não levaram para casa a estatueta do Oscar.
Confira abaixo cinco músicas que venceram a categoria de Melhor Canção Original no Globo de Ouro, mas foram ignoradas pelo Oscar na época em que foram grandes destaques nos filmes:
“Old Habits Die Hard” (Alfie) – Mick Jagger
Lançada na década de 1960, a canção recebeu uma nova versão em 2004, quando o diretor escolheu a música para ser trilha de “Alfie – O Sedutor”. Protagonizado por Judie Law, o filme contou com a presença de Mick Jagger para repaginar a música ao lado de David A. Stewart para compor a letra de “Old Habits Die Hard”. Na época, a faixa foi um grande sucesso, mas não recebeu a mesma notoriedade no Oscar.
“Song Of The Heart” (Happy Feet) – Prince
Prince é um dos grandes nomes da história da música e já recebeu diversos prêmios, incluindo um Oscar de Melhor Trilha Sonora. Em 1984, o cantor compôs o disco para o filme “Purple Rain”, no qual ele também protagonizou. Durante cinco meses, a canção ficou no topo do Billboard 200 e venceu a estatueta de Melhor Trilha Sonora Original da Academia.
Mas, em 2007, com “Song Of The Heart”, canção escrita para a animação “Happy Feet”, o astro venceu o Globo de Ouro, mas não alcançou o Oscar novamente.
““Addicted to Romance” (The Wrestler) – Bruce Springsteen
A canção foi um dos grandes sucessos na época, e em 2008, “Addicted to Romance”, de Bruce Springsteen, concorreu ao Globo de Ouro, mas não chegou nem a ser indicada ao Oscar do mesmo ano. Apesar disso, Bruce venceu o Globo e garantiu uma indicação ao Grammy de Melhor Canção Escrita para Mídia Visual.
“You Haven’t Seen The Last Of Me” (Burlesque) – Cher
Escrita por Diane Warren (compositora 14 vezes indicada ao Oscar de Melhor Canção Original) foi a responsável por escrever “You Haven’t Seen The Last Of Me”, que ganhou vida na voz de Cher. Apesar do sucesso da produção, a canção venceu o Globo, foi indicada ao Grammy, mas assim como as outras canções citadas, não chegou aos indicados ao Oscar.
“Masterpiece” (W.E) – Madonna
Vencedora de duas estatuetas do Oscar, em 2012 a cantora mais uma vez foi um dos destaques das premiações cinematográficas. Com “W.E”, Madonna foi quem escreveu, dirigiu e produziu o longa, mas apenas venceu um Globo de Ouro.