Estas curiosidades sobre o Samba vão te surpreender
O Samba é um gênero musical desenvolvido no Brasil, que tem como origem principal os batuques trazidos pelos negros escravizados na época colonial, porém, acaba juntando diversos tipos de sons, melodias e ritmos vindos de diferentes locais e continentes do planeta Terra.
A história do Samba possui curiosidades interessantes e que vão te surpreender. Saiba mais sobre o gênero musical com 5 coisas que você não sabia sobre ele:
1. Samba e o Racismo
O gênero musical se desenvolveu a partir das comunidades afro-brasileiras e era alvo de racismo pelas pessoas brancas, que achavam as músicas indignas e inferiores, as quais, em seu conteúdo, falavam sobre a exploração sofrida pelo povo criador.
2. Origem do nome Samba
A história conta que a origem do nome Samba vem de ‘semba’, que era uma dança a qual os povos africanos costumavam fazer em seus tempos de folga.
3. Se tornou Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil
O estilo musical acabou sendo tombado e, agora, um bem de natureza imaterial, integrante do patrimônio cultural brasileiro. Isso tudo foi possível através do Projeto de Lei 127/22.
4. Popularização na Era Getúlio Vargas
O presidente do Brasil, à época, tentou popularizar ainda mais o Samba, com o intuito de passar uma boa imagem para que não houvesse preconceito e se criasse uma identidade nacional, fazendo, assim, ele ser mais aceito pelo cidadão brasileiro. Porém, houve controvérsias e acusações de que Vargas estava tentando embranquecer o Samba.
5. Carnaval com Escolas de Samba
O Carnaval é uma das festas típicas do Brasil e, desde a década de 30, tem-se o costume de comemorar com os samba-enredos através das Escolas, mais tradicionais em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Principais sambistas da história
Desde a popularização do Samba em 1930, grandes artistas do gênero surgiram na história da música. São os principais:
- Noel Rosa
- Ataulfo Alves
- Cartola
- Carmen Miranda
- Beth Carvalho
- Zeca Pagodinho
- Jorge Aragão