Quase 20 anos desde seu lançamento, a série The Office continua sendo um marco na história das produções de comédia. Afinal, além de ainda conseguir se manter relevante até os dias de hoje, a série criada por Greg Daniels e inspirada por Ricky Gervais se tornou um fenômeno da cultura pop.
Mesmo sendo ambientada no cenário menos divertido o possível, ainda assim The Office consegue arrancar risadas e satisfação do público por seus momentos constrangedores e personagens marcantes, em especial o excêntrico gerente regional Michael Scott, interpretado por Steve Carell.
Ainda assim, ao longo de 9 temporadas, é difícil não apontar que The Office também teve seus altos e baixos, pois nem todas as ideias e decisões tomadas ao longo da produção foram bem vistas pelos fãs. Em especial, existe uma temporada que quase impediu que a série existisse.
Recebida sem nenhum apreço na época de seu lançamento, a 1ª temporada quase decretou o fim do programa. Além de ser excessivamente curta, contando com apenas 6 episódios na faixa de 20 minutos cada, ela surgiu com pouquíssima identidade própria, copiando aspectos do programa de Gervais.
Na realidade, ela não é necessariamente ruim por questão de qualidade em si, mas o maior defeito é sua carência de ideias próprias. Até porque, é inegável que o episódio do “Dia da Diversidade” foi um ponto fora da curva, que já mostrou os primeiros reflexos do potencial de The Office.
A mudança radical em “The Office”
Após muita relutância, o programa conseguiu conquistar uma nova temporada, e com isso mais uma chance para finalmente conquistar o público. E apesar de enfrentar certa resistência, considerando a má recepção do princípio, não demorou para que The Office conseguisse mostrar a que veio.
Finalmente abraçando sua identidade própria, a série distanciou o Michael Scott de Carell do David Brennan de Gervais, que embora ainda seja uma figura controversa, possui um carinho maior pelas pessoas, deixando de ser apenas um chefe desagradável.
Mas além disso, The Office também aproveitou para aprofundar melhor seus personagens e suas características individuais, incluindo o romance de Jim e Pam, que talvez seja uma das tramas mais aclamadas da série. Desta forma, a produção finalmente conseguiu se tornar amada em todo o mundo.