Esta é a primeira série original da Netflix

Hoje em dia, é até difícil imaginar um mundo das séries sem a Netflix, mas durante muitos anos a plataforma não lançou conteúdos originais. A “Netflix” foi criada em 1998, na época como um site de compra e aluguel de DVDs. Foi apenas em 2011 que a Netflix decidiu investir em suas próprias séries. Um ano depois, estreou a primeira série original do streaming. E, ao contrário do que muita gente pensa, não foi “House of Cards” (2013-2018).

A primeira série original Netflix foi a produção norueguesa “Lilyhammer” (2012-2014). Produzida em conjunto com a emissora norueguesa NRK1, a série teve três temporadas.

“Pensando bem, ‘Lilyhammer’ talvez não tenha sido uma escolha muito convencional para estrear nas séries. Mas deu certo porque era uma história que poderíamos dividir com o mundo. As piadas e referências funcionavam em âmbito local e os temas mais universais da série foram muito bem aceitos em outros países”, afirma texto da Netflix comemorativo dos dez anos de lançamento da série.

Desde então, várias séries de língua não inglesa emplacaram na Netflix e se tornaram sucessos mundiais, como “La Casa de Papel” (2017-2021) (Espanha), “Round 6” (2021-presente) (Coreia do Sul) e “Lupin” (2021-presente) (França). Mas, como o próprio texto da Netflix destaca, “Lilyhammer” sempre será a primeira.

“Por isso, agradeço à ‘Lilyhammer’ e a Stevie Van Zandt por iniciarem esta jornada incrível que já dura uma década. É sempre difícil prever o que acontecerá nos próximos dez anos, mas temos uma certeza: exibiremos ainda mais histórias de qualidade para serem amadas em todo o mundo”, conclui o texto.

Lilyhammer
Foto: reprodução/O Globo

“Lilyhammer”

“Frank Tagliano (Steven Van Zandt) é um ex-mafioso de Nova York que, depois de testemunhar em um julgamento nos Estados Unidos, ingressa no programa de proteção a testemunhas. Intrigado com o lugar depois de assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno em 1994, ele é transferido para Lilyhammer, na Noruega. A transição de um gângster temido e respeitado em Nova York para um imigrante desempregado na Noruega não é simples. Frank logo descobre que, para ter sucesso nesta sociedade rural norueguesa, ele deve recorrer aos seus velhos hábitos” (sinopse do IMDb).

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.