Em 1977, estreou nos cinemas “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, que seria responsável por entrar na história da indústria ao propor algo jamais visto antes. Além de uma produção repleta de ação, ocorrendo no espaço com direito a lutas com espadas de laser e uma narrativa cativante do bem contra o mal, composta por uma trilha sonora única.
Quem esteve presente no primeiro filme, teve a chance de ver uma das aberturas mais épicas do cinema, que iria acompanhar o resto da franquia conforme o sucesso das produções criadas por George Lucas iam ganhando forma. O responsável pela abertura foi John Williams, que também liderou a trilha sonora dos outros nove filmes da saga.
Conheça melhor o trabalho de John Williams em Star Wars
O seu trabalho conquistou os fãs de Star Wars e outras pessoas ao apresentar uma trilha sonora com orquestra sinfônica e uma variedade de cerca de cinquenta temas musicais recorrentes para representar personagens e outros elementos do enredo: um dos maiores esconderijos de temas na história da música de filme.
Para os primeiros filmes, a trilha sonora inicial foi executada pela London Symphony Orchestra e, em trechos selecionados, pelo coro London Voices. Durante uma entrevista à CNN, em 2023, John Williams explicou que criar a música tema foi algo muito difícil:
“Trabalhei de trás pra frente, porque essa peça é a última que escrevi em mais de uma hora e meia de música. Não consegui encontrar um tema heráldico que permitisse à orquestra entregar todo o seu aspecto heroico em tão pouco tempo. E finalmente, no desespero, encontrei essa coisa com este tipo de saltos de fé [em direção ao desconhecido]. Parecia-me um som direto, potente, heroico, claro e sonoro para a orquestra.”
John Williams: Um Gigante do Cinema
Durante 70 anos de carreira, John Williams, atualmente com 92 anos, se tornou um marco do cinema e também trabalhou com Steven Spielberg em outras super produções. Ao todo, recebeu 26 prêmios Grammy, cinco prêmios da Academia, sete prêmios BAFTA, três prêmios Emmy e quatro prêmios Globo de Ouro. No Oscar, teve 54 indicações e é a segunda pessoa mais indicada da indústria cinematográfica, ficando atrás do Walt Disney.
Compositor e maestro, John Williams também compôs a trilha sonora de “Tubarão” (1975), “E.T. O Extraterrestre” (1982), “A Lista de Schindler” (1993), “Contatos Imediatos do Terceiro Grau” (1977), a franquia Indiana Jones (1981–2023), Jurassic Park (1993), O Resgate do Soldado Ryan (1998), Prenda-me Se For Capaz (2002), além de ter participado dos três primeiros filmes de Harry Potter.