Recentemente, a Netflix acrescentou em seu catálogo a 2ª temporada da antologia criada por Ryan Murphy e Ian Brennan. Intitulada de Monstros: Irmãos Menendez – Assassinos dos Pais, a nova temporada foca na polêmica história de Lyle e Erik Menendez, que gera controvérsias até hoje.
Atraindo críticas mistas, a série conta com 55% de aprovação no site Rotten Tomatoes, conquistando elogios pelo elenco, mas reclamações pela história. Além disso, Erik Menendez também se manifestou sobre a produção, deixando claro que Monstros não o agradou em nada.
Através do X, a esposa de Erik, Tammi, compartilhou as falas do marido sobre a série, apresentando fortes críticas. “Eu acreditava que tínhamos superado as mentiras e as representações malvadas […] É com o coração pesado que digo, acredito que [o criador] Ryan Murphy não pode ser tão ingênuo e impreciso sobre os fatos de nossas vidas para fazer isso sem má intenção”, disse Erik na publicação.
Ele acusou a série de deturpar o trauma masculino e abuso sexual, que constantemente foi alegado por ele e seu irmão. Erik também afirma que ficou triste ao perceber o “retrocesso” na compreensão do trauma infantil, e condena a série por disseminar mentiras e calúnias prejudiciais ao caso.
Erik também chamou a produção da Netflix de “representação desonesta”, e não poupou críticas ao trabalho de Murphy, categorizando-o como uma “narrativa horrível”. Ele também refletiu sobre os efeitos do abuso sobre crianças. O texto completo também foi publicado em outras redes sociais.
Mais sobre “Monstros: Irmãos Menendez”: trama e elenco da série
No dia 20 de agosto de 1989, José e Mary Louise “Kitty” Menendez foram assassinados a tiros dentro de sua mansão em Beverly Hills. Com isso, não demorou para que seus filhos, Lyle e Erik, se tornassem os principais suspeitos, sendo presos no ano seguinte e posteriormente condenados.
Enquanto a acusação acreditava que o crime foi cometido com base em interesse, considerando a herança milionária da família Menendez, os rapazes apresentaram acusações de abuso sexual, que acabaram apontando que a imagem de uma família feliz era apenas uma fachada.
O elenco da série conta com nomes como Javier Bardem e Chloë Sevigny no papel dos pais, enquanto a dupla Cooper Koch e Nicholas Alexander Chavez interpreta os protagonistas. Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais está disponível no catálogo da Netflix. Assista ao trailer: