Chegou à Amazon Prime Video sua mais nova aposta para a temporada. Enxame (Swarm, em inglês) foi criada por Donald Glover, de Community e Atlanta, e Janine Nabers, de Girlfriends’ Guide to Divorce, e conta com sete episódios, todos já disponíveis na plataforma.
A série é protagonizada por Dominique Fishback, atriz responsável por interpretar Dre, uma jovem cuja idolatria pela popstar Ni’Jah a leva para lugares obscuros. A fanbase da cantora é conhecida como enxame, comunidade da qual Dre faz parte.
Além de ter Glover na produção, a série ganhou ainda mais projeção ao adicionar Chloe Bailey, do duo Chloe x Halle, e Billie Eilish ao elenco da primeira temporada. As duas participam, cada uma, de um episódio de Enxame.
Enxame é baseado em uma história real?
Antes de cada episódio de Enxame, vemos uma mensagem afirmando que esta “não é uma obra de ficção”. Como pode ser imaginado, a estrela do pop Ni’Jah é inspirada em Beyoncé, cujos fãs são chamados de beyhive/beehive, traduzindo literalmente para “colmeia”.
Porém, é preciso esclarecer que cada episódio aborda uma situação distinta que aconteceu entre 2016 e 2018, época de divulgação do álbum Lemonade. Além disso, algumas premissas foram alteradas, conforme explicou Janine Nabers ao site de Shonda Rhimes.
“O primeiro episódio é baseado em uma história verdadeira que realmente aconteceu na internet. Nós começamos por aí, e então, construímos a trama nos inspirando em eventos reais que ocorreram nos Estados Unidos entre 2016 e 2018. Obviamente, como estamos na TV, tomamos algumas liberdades criativas”, explicou a roteirista.
Uma dessas tramas é o suposto suicídio de Marissa Jackson, uma fã que teria cometido o ato após o lançamento do álbum confirmar o caso extraconjugal de Jay-Z, marido de Beyoncé. “Na época, muita gente perguntava: ‘Quem é essa tal de Marissa Jackson?’, e ‘essa história é verdadeira?’. E, por um tempo, as pessoas começaram a tuitar coisas horríveis sobre ela. Lembro disso muito especificamente”, disse Nabers.
Porém, é importante ressaltar que o suposto suicídio nunca aconteceu, muito menos existiu uma Marissa Jackson atrelada a alguma história similar. Tratou-se de um rumor iniciado pelo site satírico Empire Herald.