Entrando no meme: os melhores filmes sobre o Império Romano
Segundo o meme que rolou nas redes sociais nos últimos dias, muitas pessoas pensam no Império Romano pelo menos uma vez por semana. Aproveitando a brincadeira, que tal conferir cinco filmes que se passam nesse período histórico?
Lembrando que os filmes a seguir são de ficção, e a escolha deles não foi baseada na precisão histórica, mas sim no impacto cultural e na qualidade dos longas segundo listas de vários sites e avaliações do IMDb. Confira:
Spartacus (1960)
Dirigido por Stanley Kubrick (“2001: Uma Odisseia no Espaço”), um dos cineastas mais renomados e mais babacas da história do cinema, o longa conta a história de Spartacus, interpretado por Kirk Douglas (sim, ele é o pai do Michael Douglas), um homem escravizado nas arenas de gladiadores que lidera uma revolução contra o Império Romano.
Vencedor de quatro Oscars, o longa tem um dos finais mais icônicos da história do cinema, que é referenciado em várias outras obras da cultura pop.
Ben-Hur (1959)
Ben-Hur (Charlton Heston), um príncipe judeu, é traído por seu amigo de infância, um comandante romano, e é enviado para o exílio e escravizado. Quando ele consegue se libertar, Ben-Hur volta para casa e jura se vingar.
Naquela época, o filme foi o mais caro já feito até então. Aclamado pela crítica e pelo público, ele é o filme mais premiado da história do Oscar, empatado com “Titanic” (1997) e “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003), tendo levado 11 estatuetas.
Gladiador (2000)
Clássico recente dirigido por Ridley Scott (“Alien”), este filme é quase uma mistura dos dois anteriores. Maximus (Russell Crowe) é um poderoso general romano transformado em um gladiador pelo novo imperador. Na arena, ele precisa lutar para retomar sua posição e sua honra. A segunda maior bilheteria de 2000, de acordo com o Box Office, “Gladiador” ganhou cinco Oscars, incluindo Melhor Filme.
Para a alegria (ou tristeza, dependendo do ponto de vista) dos fãs, uma sequência está sendo feita, dessa vez, com Paul Mescal (“Aftersun”) no papel principal. “Gladiador 2” está previsto para estrear em novembro de 2024.
A Paixão de Cristo (2004)
Um dos fatos históricos mais marcantes do Império Romano é o surgimento do cristianismo. “A Paixão de Cristo”, dirigido por Mel Gibson, relata os últimos dias da vida de Jesus, torturado e crucificado pelo Império.
Apesar das críticas a sua violência extremamente gráfica, o filme foi a quinta maior bilheteria de 2004 e é até hoje uma das maiores bilheterias para um filme R-Rated (+18 ou +16).
A Vida de Brian (1979)
O filme satírico do icônico grupo inglês Monty Python é bem polêmico ao retratar a história de Brian (Graham Champman), que nasceu por coincidência no mesmo dia e na mesma região que Jesus e passa a vida inteira sendo confundido com o líder religioso, para o seu desespero. O final desse longa é sem dúvidas um dos mais sarcásticos da história do cinema.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.