O processo da atriz Scarlett Johansson contra a Disney repercutiu em toda a mídia internacional em 2021. Um dos grandes pivôs do problema foi o lançamento híbrido de Viúva Negra, o que levou a atriz a entrar com processo contra a empresa alegando que houve quebra de contrato entre as partes.
Acontece que, segundo a atriz, a ideia de lançamento do longa inicialmente seria como o modelo tradicional, em que o filme primeiro ficaria uma temporada em salas de cinema, e posteriormente, faria parte do catálogo do Disney+.
No entanto, a pandemia impediu a realização deste formato, e a Marvel optou por fazer o lançamento do longa exclusivamente através do serviço de streaming em busca de reduzir os danos. O estúdio divulgou um comunicado na época criticando a atriz por desconsiderar os efeitos da pandemia de COVID-19.
Vale lembrar que Johansson chegou a um acordo com a empresa ainda em 2021, o que lhe rendeu US$ 40 milhões – fora os US$ 20 milhões que já tinha ganhado para estrelar o filme. Com isso, a atriz voltou a trabalhar junto da empresa, no projeto Torre do Terror, baseado na popular atração do parque temático da Disney.
Em entrevista à Variety, Johansson revelou que se sentiu muito triste com a situação, mas que sua gravidez na época foi sua melhor distração.
“Fiquei triste e decepcionada. Mas, principalmente triste. Foi um momento tão surreal porque estávamos todos isolados e meio que emergindo um pouco. Eu também estava grávida, o que de uma forma estranha se tornou um momento incrível. De repente, toda a sua atenção é atraída para este milagre da vida”, revelou a atriz.
Scarlett Johansson na Disney, mas sem Viúva Negra
Apesar de a harmonia ter sido reestabelecida com a empresa, Scarlett Johansson também confirmou que não pretende retornar ao papel de Viúva Negra. Em abril deste ano, a atriz revelou que estava oficialmente deixando o papel e reafirmou que seu trabalho com a Marvel definitivamente acabou.
“Este capítulo acabou. Eu meio que fiz tudo o que tinha que fazer. Além disso, voltar e interpretar um personagem repetidamente assim, ao longo de uma década, foi uma experiência única”, reforçou em entrevista ao The Goop Podcast de Gwyneth Paltrow.
A Viúva Negra de Johansson morreu em Vingadores: Ultimato de 2019, mas retornou em um filme solo lançado em 2021 para explicar seu passado. O longa está disponível no catálogo do Disney+. Assista ao trailer: