Na Sessão da Tarde desta terça-feira (16), a Rede Globo exibe o filme “Ensinando a Viver”, trazendo uma história emocionante sobre paternidade e amor incondicional. Na trama, acompanhamos David Gordon (John Cusack), um homem solitário que decide adotar Dennis (Bobby Coleman), um menino que sofre de crise de identidade e acredita ser enviado de outro planeta. David é um escritor que perdeu a mulher recentemente e quer experimentar os desafios da paternidade.
Como Dennis acredita ser um marciano, em uma missão na Terra, ele tem dificuldades para se relacionar com outras crianças e se adaptar na escola. Assim, David terá que aprender a lidar com as convicções do filho e como entender a mente do garoto da melhor maneira possível.
O filme não está disponível na Netflix e em nenhum outro serviço de streaming no Brasil.
Informações e curiosidades de Ensinando a Viver
Lançado em 2007, o filme foi dirigido por Menno Meyjes e roteirizado por David Gerrold, tendo no elenco John Cusack, Bobby Coleman, Amanda Peet, Joan Cusack e Oliver Platt. Ao todo, o longa arrecadou US$ 9,4 milhões nas bilheterias mundiais, de acordo com as informações do Box Office Mojo.
Apesar do pouco faturamento, o filme foi elogiado pela crítica, mas também dividiu seu público. No site Rotten Tomatoes, sua aprovação é de 33%, com 96 críticas, e possui uma média de 5,3/10. No consenso geral da produção: “Enquanto John Cusack e Bobby Coleman têm boas performances, a história de Ensinando a Viver é demasiado artificial e sentimental.”
Para a criação da história, o filme foi baseado em um conto de ficção científica, inspirado na obra “The Martian Child”, escrita pelo roteirista David Gerrold. Para a adaptação, ele incluiu a história sobre adoção, relacionamentos familiares e imaginação infantil, para cativar o público emocionalmente.