Lançado em 2007, o filme “Ensinando a Viver” trouxe a história de David e Dennis, em uma trama emocionante sobre paternidade e os desafios da adoção.
David Gordon é um escritor viúvo, que decide enfrentar os desafios da paternidade solo e adota Dennis, um menino que acredita ser de outro planeta. David percebe que essas criações da mente de Dennis podem estar relacionadas aos traumas do abandono, porém, o garotinho tem convicção que veio de Marte para uma missão da na Terra.
Com isso, David terá que buscar mecanismos para entender sua mente e fazer Dennis se adaptar à vida real da melhor maneira possível.
Explicação e final de Ensinando a Viver
Há dois anos, David perdeu sua mulher e, desde então, não sabe lidar com a ausência da amada. Quando estavam juntos, sonhavam em adotar uma criança e estavam na fila de espera de um orfanato. Mesmo querendo ser pai, ele se sente inseguro sem o apoio de sua esposa quando descobre que sua vez chegou.
Tudo muda quando ele conhece Dennis e percebe que o garoto lhe faz lembrar da sua própria infância. Contudo, Dennis criou em sua mente a fantasia que veio de outro planeta e acredita de verdade nisso. Por não agir como as outras crianças, Dennis carrega vários traumas em sua vida, principalmente por ter sido abandonado por outras famílias.
Precisando conquistar a confiança do garotinho, David está disposto a fazê-lo entender que dessa vez será diferente, mas essa tarefa será difícil. Mesmo assim, não desiste, e por ser um escritor de ficção científica, aos poucos foi se aproximando de Dennis e conseguiu conquistar um espaço em seu coração.
Ao final, uma das cenas mais emocionantes é quando Dennis foge e David vai atrás dele. Quando conversam, o menino, enfim, entende que pode se sentir seguro com o novo pai e pula em seus braços.