Desde que fez sua estreia, em 2019, Sex Education chama atenção não apenas por sua trama fundamentalmente necessária como tópico de discussão, mas também por seu figurino e fotografia. Situada na fictícia cidade de Moordale, a produção costuma contrastar o clima nublado e cinzento com roupas bastante coloridas e de inspiração retrô.
Dessa forma, não é nenhuma surpresa que haja certa confusão acerca da temporalidade da série. Afinal, com tantas cores vibrantes e estilos vintage, em que ano se passa Sex Education? A resposta é mais simples que parece: no presente. Apesar de sua inspiração da década de 1980, a série acontece em anos correspondentes à realidade, ou, ao menos, próximos.
Embora haja uma certa discrepância entre a realidade e o início da série – os alunos não estão há quatro anos no ensino médio (sixth form, na Inglaterra) -, é possível afirmar com certeza que a primeira temporada acontece em 2019. Os anos seguintes são espelhados no próprio avanço do mundo real, ou seja, continuam situados entre 2019 e 2023.
Sex Education: confira premissa, elenco e trailer
Lançada em 2019, não demorou para Sex Education se tornar uma das queridinhas da Netflix. A produção reúne nomes conhecidos, como Asa Butterfield e Gillian Jacobs, com outros novos talentos, como Emma Mackey, Ncuti Gatwa, Connor Swindells, Kedar Williams-Stirling, Alistair Petrie, Mimi Keene, Aimee Lou Wood e Chaneil Kular.
Na trama, acompanhamos Otis, um menino impopular que começa a ajudar os estudantes de seu colégio de forma anônima, oferecendo conselhos sexuais com a ajuda de Maeve Williams. Otis, no caso, é filho de uma famosa terapeuta sexual, e seus conselhos ajudam a espalhar o conceito de educação sexual e emocional no local.
À medida que avança, Sex Education deixa de focar tanto em seu protagonista, para dar espaço a diversos personagens. Dessa forma, a série consegue abordar assuntos importantes, como virgindade, sexualidade, queerness, gravidez, amadurecimento, aborto, aceitação, casamento e muitos outros.