Em Psiu Liniker usa todo seu poder de composição em uma música com tons abstratos e que pode ser difícil de decifrar em um primeiro momento. Mas estamos aqui para isso! Junto, faremos uma análise da letra.
Lembre-se, essa é nossa opinião e interpretação. Não esqueça de deixar a sua nos comentários, mostrando a forma com que você entende a canção.
Análise da letra de Liniker Psiu
A canção começa com os seguintes versos:
“Pra quem não sabia contar gotas
Cê aprendeu a nadar
O mar te cobriu sereno
Planeta marte”
Já no primeiro trecho, citarei duas interpretações que me ocorreram. Vale lembrar, a música – assim como toda arte – pode ser interpretada de várias formas, dependendo de quem o faz. Aliás, por isso a poesia é tão fantástica.
Tese 1: Liniker está falando sobre sua superação, agora em carreira solo
Para entender essa linha de raciocínio, precisamos apelar para o contexto em que a canção foi lançada. Naquele momento, a artista tinha acabado de sair do grupo que a lançou para os holofotes, “Os Caramelows”.
Inclusive, a faixa é o primeiro lançamento solo da cantora.
Ao dizer “pra quem não sabia contar gotas, cê apresentou nadar”, ela parece mostrar a superação frente à insegurança, que certamente sentiu, ao sair do grupo.
Nem precisamos dizer que ele, de fato, se superou. Em carreira solo, Liniker ganhou um Grammy Latino. Não só “aprendeu a nadar”, como foi longe nos mares da música popular brasileira.
Tese 2: Liniker está falando sobre a insegurança humana
Quem nunca se sentiu inseguro frente a um desafio. Se achou incapaz, que não conseguiria, mas, mesmo assim, foi lá e fez! Pra quem não sabia contar gotas, a superação pode representar um oceano de opções.
Aplica-se também aos relacionamentos. Muitas vezes, situações nos fazem sentir-se incapazes de se explorar e ver um lado mais bonito da vida. Repare nos versos:
“Sem ponto, sem virgula, sem meia, descalça
Descascou o medo pra caber coragem
Sem calma, sem nada, sem ar”
Veja se não faz lembrar o “se jogar” em uma paixão daquelas.
Faça sua própria interpretação de Psiu Liniker
Como iniciei o arquivo, a arte permite várias interpretações. Deixe a sua versão e como entende a letra nos comentários.
O fato é que a música foi sucesso absoluto, com muitas reproduções e repercussão positiva. Ela foi lançada em 2021 no álbum Indigo Borboleta Anil, trabalho de estreia na carreira solo de Liniker.