Os personagens do seriado Chaves se tornaram ícones inegáveis da cultura pop, principalmente na América Latina. Especialmente no Brasil, o seriado se tornou tão popular que os personagens são tratados quase como “parte da família” dos brasileiros.
E vale ressaltar que, independente da relevância, quando as pessoas se envolvem com alguma produção e se apegam aos personagens, qualquer despedida do elenco torna-se triste, principalmente se o intérprete do personagem vier a falecer, como aconteceu com Rubén Aguirre (professor Girafales) ou mais recentemente com Roberto Bolaños, o personagem central e idealizador do projeto.
Um personagem muito querido do público certamente é o Seu Madruga, um homem preguiçoso e de pavio curto, mas que se esforça para cuidar de sua filha. A interpretação de Ramón Valdés marcou tanto o personagem que sua despedida tornou-se ainda mais triste.
Valdés faleceu em 9 de agosto de 1988, aos 64 anos de idade, vítima de um câncer que começou nos pulmões e rapidamente se espalhou pelo estômago, atingindo também a medula. No total, ele participou de 68 episódios de Chaves, além de outras produções de Bolaños como Chapolin Colorado.
Porém, sua “despedida oficial” da produção só veio a acontecer em 1994, com o lançamento do filme Chiquinha em Apuros, dirigido por Juan Antonio de la Riva e estrelado por María Antonieta de las Nieves. Em uma cena que viralizou nas redes sociais, a personagem fala sobre a morte de seu pai. Assista:
Mais sobre Chiquinha em Apuros: sinopse, elenco e onde assistir
No filme, a menina Chiquinha deve viajar até uma cidade para buscar um anel que herdou de uma velha senhora. Chegando ao local, ela descobre que um malfeitor, que é parente distante da velha senhora, roubou o anel.
Chiquinha consegue recuperá-lo, mas agora ela se torna alvo da gangue do malfeitor e, junto de sua bisavó, a divertida Dona Neves, precisará fazer de tudo para escapar dos bandidos e preservar sua herança.
María Antonieta de las Nieves reprisa seus papéis como Chiquinha e Dona Neves e é acompanhada de nomes como Jorge Russek, Pedro Romo, Isaura Espinoza, Lili Inclán, Lonena Velázquez, Roberto “Puck” Miranda e o comediante Chabelo, que atua como ele mesmo no filme.
Chiquinha em Apuros não está disponível em nenhuma plataforma de streaming até o momento, mas pode ser encontrado de forma completa através do YouTube, disponível apenas no idioma original.