Em julho deste ano, Elvis estreou como a mais recente cinebiografia do rei do rock n’ roll. Com Austin Butler dando vida ao músico, dividindo a tela com Tom Hanks como o Coronel Tom Parker, o filme explora diversos aspectos da vida do artista.
Desde sua ascensão ao estrelato, o filme mostra o relacionamento complicado do ícone do rock Elvis Presley com seu enigmático empresário, Tom Parker, por mais de 20 anos. O filme é assinado pelo diretor australiano Baz Luhrmann, diretor de obras como Moulin Rouge (2001) e O Grande Gatsby (2013).
Vale lembrar que, de tempos em tempos, o cantor é motivo de revisitação no cinema. Uma nova cinebiografia se propõe a repassar a carreira do rei do rock, dando foco a algum aspecto importante. O objetivo, claro, é apresentar o ídolo às novas gerações, fazendo com que mais pessoas conheçam sua obra.
E não só em cinebiografias o rei é reverenciado, pois Elvis também é utilizado em diversos outros filmes. Seja como uma justificativa para a história ou uma reimaginação de sua pessoa, vivido por diferentes atores, Elvis é uma figura tão presente nos cinemas quanto na música.
De Bruce Campbell à Kurt Russel: as faces de Elvis
Elvis ganhou vida nas telas novamente pelas mãos de diferentes atores, cada um com seus trejeitos específicos de interpretar o rei, mas sem deixar de prestar as devidas reverências à essa lenda da música.
- Elvis Não Morreu (1979)
Uma das primeiras cinebiografias de Elvis, o filme retrata a vida do cantor, desde jovem até os momentos do auge. Dirigido por John Carpenter e com Kurt Russell no papel de Elvis Presley. Foi um filme feito direto para a TV, com 3 horas de duração.
- Elvis – Nos Bastidores da Fama (1993)
O filme mostra a disputa pelo fortuna de Elvis Presley e os fatos que orientaram a decisão judicial de excluir o empresário do cantor de qualquer possível benefício.
- Elvis & Nixon (2016)
Em dezembro de 1970, o rei do rock and roll Elvis Presley é recebido na Casa Branca para uma reunião com o presidente Richard Nixon. O encontro inusitado entrou para a história dos Estados Unidos.
- Bubba Ho-Tep (2002)
Contrariando a lenda de que Elvis está morto, o filme apresenta um Elvis Presley aposentado e que vive num asilo sob o pseudônimo de Sebastian Haff combatendo uma entidade egípcia.
- O Último Elvis (2012)
Carlos é um cover de Elvis Presley e sempre viveu em negação quanto à própria identidade. Próximo da idade que o Rei do Rock tinha quando morreu precocemente, ele se depara com o vazio. E no meio disso surge a sua filha.