Eloy Casagrande usa IA para entrar no Slipknot! Entenda a estratégia inovadora
No final de abril deste ano, o brasileiro Eloy Casagrande foi anunciado como o novo baterista da banda de metal Slipknot. E o ex-integrante do Sepultura usou uma tecnologia de Inteligência Artificial (IA) para aprender as músicas da banda em tempo recorde.
A banda norte-americana estava com uma série de shows agendados, quando decidiram demitir o baterista Jay Weinberg, que estava no grupo há dez anos. Em busca de um novo baterista com urgência, eles foram atrás do brasileiro Casagrande – que anunciou sua saída do Sepultura às vésperas da última turnê da banda.
Casagrande teve que aprender e praticar as músicas do Slipknot às pressas e para isso ele usou uma ferramenta de IA chamada Moises. Esse software consegue extrair qualquer instrumento ou voz de uma música já gravada. A ferramente retirou a bateria das músicas da banda e Casagrande passou a praticar tocando por cima. Sem efetivamente ensaiar em grupo, o baterista brasileiro conseguiu estudar o repertório da banda.
Eloy Casagrande veio ao Brasil com Slipknot
O brasileiro se apresentou por aqui com seu novo grupo pela primeira vez na noite de abertura da edição brasileira da Knotfest, no último sábado (19). A banda está celebrando seus 25 anos em 2024.
Em entrevista ao Tone-Talk, o guitarrista Jim Root rasgou elogios para o ex-Sepultura. “Ele realmente respeita o legado do Joey, e Joey foi uma grande influência para ele. E ele é tão humilde. O cara tem muita humildade. E você poderia dizer que ele simplesmente vive e respira seu ofício, a tal ponto que eu vejo sua paixão e isso acende minha paixão pelo meu instrumento. E os brasileiros, os sul-americanos em geral, são muito apaixonados pelo que fazem”, declarou Root.
Fonte: Music Non Stop e Mundo Metal.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.