“Elis & Tom”: documentário sobre um dos discos mais importantes da MPB chega ao Globoplay
Ótima novidade na Globoplay para os fãs de MPB! O documentário “Elis & Tom, Só Tinha De Ser Com Você” (2023), que mostra o conturbado processo de criação do disco “Elis & Tom” (1974), chegou recentemente ao streaming da Globo.
“Los Angeles, 1974. Tom Jobim, a encarnação da Bossa Nova, e Elis Regina, uma das cantoras mais populares do Brasil, se encontraram para gravar aquele que se tornaria um dos álbuns mais icônicos da história da música brasileira. Através de imagens raras e inéditas, “Elis & Tom” revela os conflitos e as alegrias de um momento único, numa viagem no tempo, revelando a intimidade do processo criativo e as personalidades extraordinárias destes fantásticos artistas”, explica a sinopse divulgada.
O maior atrativo do documentário são as imagens de arquivo das gravações e do processo de produção do disco. Em um momento, por exemplo, vemos Elis (depois de alguns drinks) criticando a marra de Tom Jobim. O longa ainda conta com depoimentos de músicos importantes para o sucesso do disco, como o baterista Paulo Braga e o guitarrista Hélio Delmiro, além de parentes de Elis Regina e Tom, ambos já falecidos.
A direção é de Jom Tob Azulay (“O Judeu”) e Roberto de Oliveira, que até então tinha dirigido apenas a série de TV “101 Canções” (2020). Oliveira também é um dos roteiristas do documentário, ao lado de Nelson Motta (“O Canto da Sereia”). O documentário venceu o prêmio de Melhor Filme na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
“Elis & Tom”
O disco foi gravado entre fevereiro e março de 1974, no MGM Studios, em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde Tom Jobim morava. Mesmo entre trancos e barrancos no processo de gravação, o álbum foi um sucesso e é considerado um dos melhores da música brasileira. Mesmo quem nunca ouviu o disco provavelmente já ouviu o dueto de Elis e Tom da música “Águas de Março”.
Fonte: Brazil Journal.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.