“Despercebida” é uma série sul-africana que a Netflix disponibilizou em sua plataforma nesta semana. O drama com suspense traz a história de Zenzi Mawal, uma mulher em busca do marido desaparecido.
Contudo, durante essa investigação pessoal, o caso é envolvido em um outro da polícia, que tenta descobrir um possível serial killer na região depois de uma série de assassinatos.
A trama é conduzida por Travis Taute e Daryne Joshua e vem conquistando números positivos de audiência nas plataformas de streaming. Uma fato curioso sobre a produção é que a série é baseada em outra da própria Netflix, chamada Fatma.
Lançada em 2021, Fatma é uma produção turca e teve como base o livro de mesmo nome, escrito por Özgür Önurme. Ou seja, Despercebida é uma releitura do seriado e ambas compartilham a ideia desenvolvida por Önurme, com a narrativa de como um ser humano pode ser invisível para a sociedade.
Assunto real
Apesar de a série não ser baseada em fatos reais, a premissa traz pontos sobre a realidade, como a busca dos direitos das mulheres sul-africanas e a luta contra os traumas adquiridos em uma sociedade que não enxerga a mulher.
No caso de Fatma, a produção também seguiu os mesmo parâmetros, mas foi ambientada em como as mulheres são vistas na Turquia. A diretora Pelin Distas revelou à Variety que a intenção foi semelhante em refletir sobre as condições das mulheres no país.