É dessa forma que as produtoras estão trazendo pautas climáticas para as telas
As produtoras cinematográficas vem colocando as pautas climáticas em seus filmes, séries e documentários de maneira mais recorrente nos últimos anos, já que o assunto está tomando a frente das principais organizações entre os países de todo o mundo.
Para introduzir nas produções, as empresas têm colocado em seu roteiro histórias de uma maneira mais leve, onde mostra o mundo futurístico vivendo as consequências do que está sendo vivido atualmente, trazendo cenários não agradáveis, deixando o público pensativo.
Com isso, listamos 10 documentários e filmes que trazem a pauta climática e as suas possíveis consequências futuras que podem afetar o planeta Terra. Veja a lista a seguir:
- “Uma Verdade Inconveniente” (2006) – Disponível na Apple TV;
- “Seremos História?” (2016) – Disponível na Disney+;
- “Interstellar” (2014) – Disponível no HBO Max;
- “WALL-E” (2008) – Disponível na Disney+;
- “O Dia Depois de Amanhã” (2004) – Disponível no Star+;
- “Perseguindo o Gelo” (2012);
- “Terra Prometida” (2012) – Disponível na Apple TV;
- “Indomável Sonhadora” (2012);
- “Expresso do Amanhã” (2013) – Disponível na Globoplay;
- “A Última Hora” (2007).
Conheça os principais destaques
Acompanhe a sinopse de cada um dos destaques e como as pautas climáticas foram encaixadas em suas histórias, confira:
1. “Wall- E” (2008)
O longa-metragem retrata um futuro distópico no qual a Terra está coberta de lixo devido à poluição, destacando a importância da preservação ambiental. Confira a sinopse oficial:
“Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. WALL-E é o último destes robôs, e sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, WALL-E se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.”
2. “Interstellar” (2014)
Abordando temas de sustentabilidade e a relação da humanidade com o planeta Terra, apesar de ser uma ficção científica, a pauta climática está envolvida na produção. Confira a sinopse oficial:
“As reservas naturais da Terra estão chegando ao fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie. Cooper é chamado para liderar o grupo e aceita a missão sabendo que pode nunca mais ver os filhos. Ao lado de Brand, Jenkins e Doyle, ele seguirá em busca de um novo lar.”